Numa nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa "felicita a Fundação Champalimaud e a sua presidente, Leonor Beleza" por este lugar de destaque no 'ranking' da "prestigiada revista" científica Nature.

"É com muito orgulho que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa congratula a Fundação Champalimaud pela distinção que honra Portugal, e pelo trabalho que tem desenvolvido ao serviço da ciência ao longo dos anos, demonstrando a importância da ciência na maneira como vivemos e trabalhamos", lê-se na mesma nota.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, a classificação pela revista Nature "é um feito que reflete a excelência e a liderança internacional da investigação feita pelos cientistas da Fundação Champalimaud, em que os conhecimentos do cérebro são aplicados a modelos matemáticos avançados".

Também o primeiro-ministro, António Costa, saudou hoje a Fundação Champalimaud, numa mensagem publicada na rede social Twiiter, considerando que a classificação como a quarta melhor instituição sem fins lucrativos na área da inteligência artificial pela revista Nature "prestigia Portugal e honra a ciência portuguesa".

"Demonstra que a aposta no conhecimento científico e no desenvolvimento do saber através da ciência e da inovação é o caminho certo para competirmos com os melhores à escala global", defendeu o primeiro-ministro.

Em setembro de 2016, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, a título póstumo, o empresário António Champalimaud com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, durante a cerimónia de entrega dos Prémios Champalimaud de Visão 2016.

Na altura, o chefe de Estado elogiou a decisão de António Champalimaud deixar como herança a criação da Fundação Champalimaud, afirmando que foi "um passo de inequívoco relevo filantrópico nacional e internacional" e "um passo que mais nenhum outro português deu, neste tempo, na área fundacional com tão vasto alcance patrimonial e social".

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.