O relatório do vacinómetro, disponibilizado pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), adianta ainda que 33% dos indivíduos portadores de doenças crónicas também optaram por tomar a vacina.

No entanto, apenas 21% dos profissionais de saúde com contacto direto com doentes optou pela vacinação.

O Vacinómetro demonstra que, do total do grupo dos inquiridos, estima-se que tenham sido vacinados pela primeira vez 19% dos indivíduos pertencentes aos grupos prioritários para a vacinação e cerca de 81,4% já tinham sido vacinados noutras épocas.

Veja ainda10 perguntas e 10 respostas sobre a Gripe A

Leia também: 15 alimentos para não ficar de cama

Até ao momento, estima-se que tenham intenção de se vacinar 42,4% dos indivíduos pertencentes aos grupos prioritários para a vacinação. A análise revela, até ao momento, não haver grande diferenciação na vacinação por género, das mulheres inquiridas 27,0% já tinha recebido a vacina e dos homens inquiridos 27,6%.

Lançado em 2009, o vacinómetro permite monitorizar em tempo real, a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários recomendados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O vacinómetro é uma iniciativa com o apoio do laboratório Sanofi Pasteur MSD (SPMSD).