"O festival LisBoa Idade é uma iniciativa da Câmara Municipal, com um conjunto muito alargado de parceiros, que nos traz para a reflexão a importância do envelhecimento ativo e a qualidade de vida nas cidades", assinalou o vereador dos Direitos Sociais da autarquia, João Afonso.

De acordo com o autarca - que falava na apresentação do evento, no Jardim da Estrela (também palco do festival) -, o tema ganha importância por se prever que, "até 2050, Lisboa terá mais de 50% da sua população com mais de 65 anos". "Neste momento, diria que estamos nos 24%: cerca de 130 mil pessoas têm mais de 65 anos na nossa cidade. Se baixarmos para os 55 anos o limiar do envelhecimento, já superámos os 35%", apontou João Afonso, falando numa "mudança radical naquilo que é a estrutura demográfica da cidade".

Por isso, o município pretende contribuir para uma "mudança de pensamento" relativamente aos mais velhos, adiantou o responsável, recusando a ideia de uma "sociedade em que há um processo de divisão e de segmentação permanente".

Leia também: Não é só o vinho do Porto. 10 coisas que melhoram com a idade

Veja ainda12 bebidas que atenuam os sinais da idade

O festival inicia-se às 20h00 de dia 30 de setembro com atuações de artistas como António Chainho e convidadas - Marta Dias e Ana Bacalhau -, Simone de Oliveira e Marisa Liz e Carlos Mendes. No dia 01 de outubro, sábado, sobe a palco a banda Real Combo Lisbonense, pelas 20h45. No dia seguinte, é a vez de o fadista Ricardo Ribeiro atuar às 19h00.

Atividades desportivas e aulas de culinária ao vivo

Em todos os dias do festival haverá atividades como aulas de culinária ao vivo com o chef de cozinha Hélio Loureiro, mercado de alimentação saudável, atividades desportivas, ciclos de palestras e ‘workshops' sobre segurança em casa, ervas aromáticas, voluntariado sénior e artes performativas.

O evento é organizado pela Câmara de Lisboa, em parceria com a empresa municipal responsável pela Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) e a Universidade de Lisboa. Vai contar, também, com o apoio das 24 juntas de freguesia da cidade e da rede europeia EIT Health, que se dedica a promover a sustentabilidade do sistema de cuidados de saúde.

Paralelamente, realiza-se em Lisboa, o Congresso Internacional da Sociedade de Medicina Geriátrica da União Europeia (05 a 07 de outubro, no centro de congressos) e o Congresso Português de Demografia (06 e 07 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian).