Com o objetivo de sensibilizar a população para a problemática do cancro cutâneo e incentivar à adoção de uma atitude preventiva, voluntários do Núcleo Regional do Centro (NRC) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) marcam presença nas praias da Tocha, Vagueira, Barra e Esmoriz, no próximo fim-de-semana, dias 13 e 14 de Agosto.
A campanha “Gosto do Sol. Protejo a Pele”, que inclui aulas de ginástica e torneios de voleibol, insere-se nas comemorações do 70.º aniversário da LPCC.
Em comunicado, a Liga recorda que «estudos comprovam um aumento da incidência do cancro de pele em Portugal. Todos os anos registam-se cerca de 10 mil novos casos, nomeadamente junto de uma população cada vez mais jovem. No entanto, este crescimento não tem sido acompanhado por um aumento da taxa de mortalidade, que, pelo contrário, tem vindo a diminuir. Esta redução deve-se, essencialmente, ao diagnóstico precoce e à informação disponibilizada à população».
Nove em cada 10 novos casos de cancro da pele derivam de uma exposição excessiva ao sol. Em pessoas de raça branca, este é o tipo de cancro mais prevalente. Contudo, se for diagnosticado e tratado numa fase inicial, pode ser curado.
Para além do diagnóstico precoce, a população tem, também, de estar sensibilizada para os fatores de risco relativos ao cancro cutâneo, que incluem: ter pele clara, com sardas e muitos sinais escuros; pele difícil de bronzear, mas que sofre com facilidade queimaduras solares; exposição excessiva, intermitente ou prolongada ao sol; não usar regularmente protetor solar adequado ao tom de pele; não usar chapéu e óculos de sol; exposição solar em horas de risco (entre as 11 e as 17 horas e, principalmente, entre as 12 e as 16 horas); e antecedentes familiares de melanoma ou de outro tipo de cancro da pele.
As ações de sensibilização “Gosto do Sol. Protejo a Pele” contam com o apoio das câmaras municipais dos concelhos de Cantanhede, Vagos, Ílhavo e Ovar, juntas de freguesia de Ovar e Esmoriz e serviço de saúde pública do Centro de Saúde de Cantanhede.
11 de agosto de 2011
Comentários