As lesões na coluna representam mais de 50% das causas de incapacidade física em idade laboral e são uma das principais causas de ausência no trabalho.

"Os principais sinais e sintomas de lesão na coluna dependem da gravidade da situação, mas podem incluir dor e rigidez no pescoço, ombros e costas, eventualmente irradiada para os membros, náuseas, cefaleias ou tonturas", explica Manuel Tavares de Matos, presidente da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral.

Tem dores de costas? 10 conselhos médicos para manter a coluna saudável
Tem dores de costas? 10 conselhos médicos para manter a coluna saudável
Ver artigo

"Alterações da sensibilidade como formigueiros, dormência, diminuição da força nos braços ou pernas, estado de consciência alterado, dificuldades respiratórias e de concentração e perda de controle da bexiga e intestinos" são outros dos sintomas, refere o médico.

"As lesões da coluna vertebral podem constituir emergências médicas que requerem tratamento imediato para minimizar os danos", acrescenta.

As consequências

Entre as principais consequências de um acidente ou trauma na coluna vertebral encontram-se as "deformidades secundárias ao traumatismo, potencialmente dolorosas e incapacitantes e a paralisia", indica o especialista.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Lesões na Coluna Vertebral, em todo o mundo, realizam-se iniciativas de consciencialização, dirigidas à sociedade, para alertar para as consequências negativas deste problema e apelar à sua prevenção, relembrando que algumas complicações das lesões na coluna podem ser evitadas ou minoradas com tratamento adequado.

A SPPCV foi fundada em 2003 com o objetivo de promoção, estudo, investigação e divulgação das questões inerentes à problemática da prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias da coluna vertebral.