Segundo informações veiculadas pela agência de notícias italiana Ansa, uma jovem de 18 anos de Montale, na região da Toscânia, conseguiu salvar o pai, de 54 anos, ao fazer-lhe uma massagem cardíaca que aprendeu ao ver a série "Anatomia de Grey".

De acordo com a Ansa, a estudante admite nunca ter frequentado cursos de reanimação, mas diz não perder nenhum episódio do programa.

Quando se apercebeu que o pai estava a ter uma paragem cardíaca, na sequência de um ataque cardíaco, não hesitou em aplicar o procedimento tantas vezes mostrado pelos enfermeiros e equipa médica da série.

Segundo a autoridade da saúde local, a Azienda Sanitaria Locale (ASL) da Toscânia, que se pronunciou sobre o episódio esta terça-feira (11), a jovem telefonou para o número de emergência italiano, colocou o telefone em alta-voz e começou a massagem cardíaca até a ambulância chegar, o que durou cerca de 10 minutos.

"Estava a dormir quando, por volta das 06h00, fui acordada bruscamente pela minha mãe porque o meu pai, que tem 54 anos, não acordava, nem respirava. Corri para o quarto dele e encontrei-o na cama, inconsciente. A ambulância chegou apenas 10 minutos depois, período no qual eu continuei a fazer a massagem cardíaca, sem parar um segundo", relatou a jovem que não foi identificada.

Assim que a equipa de emergência médica chegou ao local, os profissionais iniciaram manobras de desfibrilhação e continuaram com os procedimentos de reanimação. O homem foi reencaminhado para o hospital, submetido a uma cirurgia cardíaco, tendo sobrevivido ao incidente.

Veja ainda: 10 conselhos médicos para ter uma saúde de ferro