Porque decidiu apostar no mercado português?

Fácil. Sou português, além de brasileiro. Há vários anos que visito Portugal regularmente com um grupo de amigos para comer e beber bem. A partir de 2012 comecei a trazer a família em férias e decidi revalidar o meu diploma e a minha especialidade como cirurgião plástico, já vislumbrando um namoro sério com o país. Daí a comprar casa para morar e passar férias foi um passo. As minhas duas filhas vieram antes de mim e já moram em Lisboa.

12 alimentos para a pele recomendados pelos nutricionistas
12 alimentos para a pele recomendados pelos nutricionistas
Ver artigo

Eu e a minha mulher, Kate, moramos no Dubai, mas visitamos Portugal regularmente. Temos percebido que o país desabrocha mais uma vez para o mundo. As possibilidades aqui são muitas. Resolvi investir e passar mais tempo por Portugal. Há ainda muito espaço para a cirurgia plástica, mercado que no Dubai já está saturado.

Quais são as cirurgias estéticas mais requisitadas?

Na minha prática as cinco mais requisitadas são a lipoescultura e lipoaspiração, rinoplastia, cirurgia de aumento, levantamento e redução de mamas, ritidoplastia, ou facelift, a cirurgia do rejuvenescimento e abdominoplastia. Há ainda espaço para outras técnicas, menos invasivas, como o botox e os preenchimentos faciais também são muito requisitados.

O que espera dos portugueses? 

Acho que os portugueses são muito bem informados e seguem a tendência mundial. Hoje com o aceleramento das telecomunicações as tendências são sentidas imediatamente. Acho que o mercado é o mesmo das maiores capitais, com apenas algumas peculiaridades regionais.

A técnica do Brazilian Buttock Lift é muito requisitada em todo o Médio Oriente, do Golfo a Beirute, do Cairo a Marraquexe

O Brazilian Buttock Lift é a sua especialidade. Em que consiste?

É uma técnica que ajudámos a desenvolver nos anos 80, quando a preocupação com a estética do corpo começou a florescer no Brasil, através de exercícios, jogging, etc. Algumas pacientes percebiam que, por mais que se exercitassem, não conseguiam dar melhor definição ao contorno das nádegas. O enxerto de gordura ainda estava nos seus estágios iniciais e a lipoescultura permitia aspirar gordura de áreas onde estava em excesso e injetá-la nas áreas deficientes. Começámos a dar contorno e volume às nádegas e quando comecei a dar aulas nos Estados Unidos em 1987 a aceitação foi muito boa. Mas foi somente num curso que dei na Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ASAPS) em 2000 que usei o nome Brazilian Buttock. E pegou.

"Daddy Do-Over": a cirurgia que está a conquistar cada vez mais homens
"Daddy Do-Over": a cirurgia que está a conquistar cada vez mais homens
Ver artigo

Acredita que o Brazilian Buttock Lift será a nova sensação nacional em Portugal?

Isso vai depender das portuguesas. Veremos.

O Brazilian Buttock Lift é muito procurado fora do Brasil? 

Dei aulas durante quinze anos nos Estados Unidos. Quando comecei, as mulheres preferiam seios grandes e nádegas pequenas. Com o tempo as americanas foram gostando [de nádegas maiores] e hoje é uma das técnicas mais procuradas. É claro que em países da América Latina, como Colômbia e Venezuela, que têm uma cirurgia plástica bastante adiantada, a técnica veio a calhar e é também muito procurada.

Quando me mudei de São Paulo para o Dubai em 2006 levei comigo a minha concepção estética. A mulher árabe gostou muito da ideia e hoje a técnica do Brazilian Buttock Lift é muito requisitada em todo o Médio Oriente, do Golfo a Beirute, do Cairo a Marraquexe.

Aumento mamário: os conselhos de uma cirurgiã plástica
Aumento mamário: os conselhos de uma cirurgiã plástica
Ver artigo

Quais são as intervenções cirúrgicas plásticas/estéticas com melhores resultados?

Em geral, os melhores resultados vêm quando o paciente segue o conselho de um cirurgião plástico qualificado. Começamos com uma consulta, onde opções, resultados atingíveis e tempo de recuperação pós-operatória são discutidos e acordados. O paciente e o médico devem estar de acordo sobre a decisão final. Além disso, bons resultados vêm de cirurgias realizadas em hospitais certificados com a assistência de enfermeiros e anestesistas qualificados.

Quando há um defeito visível que desaparece o resultado não é bom apenas para o paciente. Todas as pessoas que convivem com o paciente e notam o problema diariamente sentem-se melhor porque ficam em contacto com alguém que gosta de si mesmo, que não tem problemas com a sua imagem e isso melhora os relacionamentos. Seja uma cirurgia de nariz bem feita, um aumento ou redução de mama, a cirurgia vai alterar a vida do paciente para melhor. Ao contrário, cirurgias mal indicadas, com resultado pobre, podem afetar negativamente o paciente e os seus relacionamentos.

Um dos problemas mais graves acontece quando o paciente escolhe o médico pelo menor preço. A especialização custa caro

Quais são as intervenções  mais arriscadas?

As mais arriscadas são as cirurgias em que o paciente não está preparado para a cirurgia. Antes de qualquer procedimento, além da consulta médica, são necessários vários exames pré-operatórios para garantir a segurança do paciente. Há técnicas mais complexas e mais difíceis de realizar, como a rinoplastia, procedimento que parece fácil, mas não é. Outras técnicas que podem parecer fáceis, como a lipoescultura, também são complexas.

Os médicos precisam de treino cirúrgico e uma preparação adequado. É importante que o paciente pesquise as qualificações técnicas do cirurgião plástico. Verificar as suas qualificações para evitar "comprar gato por lebre". Neste caso as consequências podem ser drásticas.

Os homens também têm papos nos olhos. Como surgem e como podem ser eliminados?
Os homens também têm papos nos olhos. Como surgem e como podem ser eliminados?
Ver artigo

Um dos problemas mais graves acontece quando o paciente escolhe o médico pelo menor preço. A especialização custa caro. Quando se baixa muito os preços baixa-se a qualidade do tratamento, do hospital, das próteses, etc. Não se pode comprar um Mercedes e pagar um Volkswagen.

Por que motivo uma cirurgia plástica pode mudar uma vida?

Há uns dez anos foi feito um estudo com pacientes que fizeram aumento de mama para saber se as suas vidas haviam sido alteradas após a cirurgia. O resultado foi impressionante. Não só as pacientes se sentiam melhor, como também houve reflexo nas suas vidas profissionais. Tornaram-se mais confiantes e mais autónomas. E, é claro, a cirurgia também melhorou as suas relações sexuais e relacionamentos com os parceiros. Isso também acontece com a rinoplastia, as orelhas de abano, os queixos pouco salientes, que dão ao paciente uma aparência de indecisão. Todas essas questões podem ser resolvidas com uma pequena cirurgia.

Onde vão estar as suas clínicas em Portugal?

Por enquanto estarei a atender no meu consultório na LaserOcular em Cascais, onde também é possível fazer pequenos procedimentos. Em Lisboa atenderei na Clínica São Cristóvão, na Baixa, onde é possível fazer as cirurgias maiores.

Tenciona mudar-se para Portugal?

Quem sabe? Por enquanto a minha residência é em Dubai, mas namoro Portugal. Vamos ver.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.