
“O Governo já definiu uma estratégia de combate ao desperdício alimentar para a qual irá ser criada uma comissão nacional de combate a esse mesmo desperdício, que irá ter uma abrangência de vários ministérios, vai envolver 10 ministérios e várias unidades da sociedade civil, que, além da estratégia que vai definir, irá apresentar um plano de ação com objetivos muito concretos até ao final de 2016”, afirmou o governante.
Luís Medeiros Vieira falava esta quinta-feira durante uma breve intervenção na apresentação de uma campanha de combate ao desperdício alimentar pela Câmara Municipal de Lisboa.
O secretário de Estado responsável pela Alimentação assegurou que o Governo “está totalmente empenhado em colaborar com as várias entidades da sociedade civil que têm feito um trabalho notável” para minimizar este “problema de fundo que afeta todos”.
Leia também: Quanto tempo demoramos a digerir estes alimentos?
Veja ainda: 10 alimentos que fortalecem o sistema imunitário
Saiba mais: Alimentos incompatíveis que não deve misturar
“Espero que no final do ano possamos ter já elaborada esta estratégia, com o plano de ação definido, e ouvir também os vários intervenientes que irão, a partir daí, desenvolver todo o trabalho. E iremos dar visibilidade e informar a sociedade sobre esse grande trabalho”, acrescentou.
2016 é o Ano Nacional do Combate ao Desperdício Alimentar
A Assembleia a República decretou 2016 como o Ano Nacional do Combate ao Desperdício Alimentar. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), um terço dos alimentos é desperdiçado a nível mundial.
O responsável pela FAO em Portugal, Hélder Muteia, destacou esta quinta-feira que este é um problema que atinge quer os países desenvolvidos, quer os não desenvolvidos: nos desenvolvidos o desperdício é sobretudo por excedente de alimentos e nos não desenvolvidos por falta de condições de acondicionamento.
Comentários