Após o desembarque numa base militar em Istres (sudeste da França), "a pessoa foi imediatamente transferida para o hospital onde será examinada", afirmou a ministro em conferência de imprensa.

Ao anunciar o voo na quarta-feira, Buzyn disse que seria reservado para pessoas "que não apresentam sintomas" do vírus que matou até agora 213 pessoas e infetou quase 10 mil na China continental. 

FACTCHECK: Novo coronavírus e uma epidemia mundial de informações falsas
FACTCHECK: Novo coronavírus e uma epidemia mundial de informações falsas
Ver artigo

Três jornalistas da AFP estavam a bordo do voo de 12 horas, que pousou pouco depois do meio dia. Os passageiros foram acompanhados durante o voo por médicos, enfermeiros e socorristas.

Na quinta-feira, as autoridades confirmaram um sexto caso do novo coronavírus na França, um médico infetado por uma pessoa que esteve na China.

Veja em baixo o mapa interativo com todos os casos de coronavírus confirmados

Vírus continua a alastrar

A China elevou para 213 mortos e quase 10 mil infetados o balanço do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (2019-nCoV) detetado no final do ano em Wuhan, capital da província de Hubei (centro). O anterior balanço registava 170 mortos na China e 7.736 pessoas infetadas.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há mais de 50 casos de infeção confirmados em 20 outros países – Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Austrália, Finlândia, Emirados Árabes Unidos, Camboja, Filipinas e Índia.

A OMS declarou na quinta-feira uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional (PHEIC, na sigla inglesa) por causa do surto do novo coronavírus na China.

Uma emergência de saúde pública internacional supõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial.

Esta é a sexta vez que a OMS declara uma emergência de saúde pública de âmbito internacional.

Para a declarar, a OMS considerou três critérios: uma situação extraordinária, o risco de rápida expansão para outros países e a exigência de uma resposta internacional coordenada.

Veja a cronologia da expansão do vírus em imagens

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.