Os investigadores acompanharam 1266 jovens britânicos da área de Bristol, no Reino Unido, entre 2004 e 2008 e as conclusões não deixam margem para dúvidas.

Os adolescentes que fumam e consomem álcool estão a provocar danos nas artérias e vasos sanguíneos visíveis logo aos 17 anos. Testes médicos levados a cabo no âmbito do estudo detetaram o endurecimento das artérias - um dos principais fatores de risco das doenças cardiovasculares - nos jovens fumadores e consumidores de álcool.

15 truques para deixar de fumar num ápice
15 truques para deixar de fumar num ápice
Ver artigo

Essas mudanças físicas têm sido associadas a um aumento do risco de problemas no coração, como acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco.

Os adolescentes com 13, 15 e 17 anos foram questionados sobre quantos cigarros tinham fumado e com que idade começaram a beber.

As conclusões abrem margem para esperança

Com os testes, os investigadores concluíram que os problemas eram mais graves em quem tinha fumado mais cigarros e consumido mais álcool e sobretudo se os dois hábitos fossem combinados. Ainda assim, os que consumiam pouco álcool e bebiam esporadicamente também apresentavam problemas.

O estudo "Avon Longitudinal Study of Parents and Children" também mostrou que os jovens que pararam de fumar e de beber álcool conseguiram reverter a rigidez das artérias, escreve a BBC.

O tabaco faz rugas e estrias, mas não só. 10 motivos para abandonar este vício
O tabaco faz rugas e estrias, mas não só. 10 motivos para abandonar este vício
Ver artigo

"Descobrimos que [...] beber e fumar na adolescência, mesmo em níveis mais baixos do que aqueles relatados em estudos com adultos, está associado com enrijecimento arterial e progressão da aterosclerose", comenta o principal autor do estudo, o professor John Deanfield, do Instituto UCL de Ciência Cardiovascular.

"No entanto, também descobrimos que, se os adolescentes parassem de fumar e de beber durante a adolescência, as suas artérias voltariam ao normal - sugerindo que há oportunidades de preservar a saúde arterial desde a mais tenra idade", conclui.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.