Pessoas envolvidas diretamente nas experiências, ou em alguns casos os seus familiares, apresentaram uma ação civil contra as três instituições por testes realizados durante as décadas de 1940 e 1950 com cidadãos guatemaltecos.

O juiz do tribunal distrital de Maryland Theodore Chuang acatou a ação e negou o argumento de que a recente decisão da Suprema Corte que protege empresas estrangeiras nos EUA de processos por abusos aos direitos humanos cometidos fora do país também se aplica aos grupos locais.

10 partes do corpo sem as quais podemos viver
10 partes do corpo sem as quais podemos viver
Ver artigo

Chuang considerou que permitir o seguimento deste processo "promoverá a harmonia" ao permitir que estrangeiros recorram aos tribunais nos Estados Unidos.

Investigadores infetaram pessoas com doenças sexualmente transmissíveis

As experiências com humanos realizadas na Guatemala - nunca publicadas - foram reveladas em 2010 pela médica Susan Reverby, que descobriu anotações do cientista encarregado dos testes, John Cutler, falecido em 2003.

Cutler e sua equipa recrutaram soldados, deficientes mentais, prostitutas e presidiários na Guatemala para um estudo sobre a ação da penicilina contra a transmissão de doenças sexuais, algo que em 2010 levou o então presidente, Barack Obama, a desculpar-se pessoalmente pelo caso.

As 8 doenças sexualmente transmissíveis mais perigosas
As 8 doenças sexualmente transmissíveis mais perigosas
Ver artigo

Inicialmente, os investigadores infetaram trabalhadoras sexuais guatemaltecas com gonorreia e sífilis, para que mantivessem sexo sem proteção com soldados e presidiários.

83 mortos

Os envolvidos não foram informados do propósito da investigação, dos riscos ou das consequências potencialmente fatais.

As experiências afetaram milhares de pessoas e quando o caso veio à tona, o então presidente da Guatemala, Alvaro Colom, qualificou os atos como "crimes contra a humanidade".

Uma comissão oficial norte-americana que investigou os fatos em 2011 concluiu que pelo menos 83 pessoas submetidas à experiência morreram na sequência dos procedimentos.