13 de março de 2014 - 16h33
Este ano a vacinação das raparigas a partir dos 13 anos contra o vírus do papiloma humano (HPV), principal responsável pelo cancro de colo do útero, vai custar aos cofres do Estado cerca de 4,5 milhões de euros, menos 26% do que em 2013, anunciou esta quinta-feira a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), escreve o jornal Público.
A SPSM, a central de compras do Serviço Nacional de Saúde, informa que poupou mais de 1,6 milhões de euros graças à aquisição centralizada das doses destas vacinas que são dadas às raparigas nos centros de saúde do Continente e regiões autónomas, no âmbito do Plano Nacional de Vacinação . O preço de cada dose da vacina baixou para 22 euros (antes era de 29,90), na sequência do concurso público.
O Plano Nacional de Vacinação recomenda a imunização das raparigas contra o HPV a partir dos 13 anos para “maximizar a efetividade da vacina porque, à medida que a idade aumenta, sobe o risco de se contrair uma infeção sexualmente transmitida”, explica a entidade. A introdução desta vacina foi aprovada em março de 2008.
Em Portugal, anualmente cerca de 350 mulheres morrem de cancro do colo do útero e são diagnosticados quase mil novos casos. 

SAPO Saúde

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.