“A ERS, após ter tido conhecimento da situação relatada na extensão de saúde de Pedras Salgadas decidiu, no quadro das suas competências legais, instaurar um processo de avaliação que permita o cabal esclarecimento desta situação”, afirmou a entidade questionada pela agência Lusa.

Segundo uma notícia avançada na terça-feira pelo canal de televisão SIC, um homem de 89 anos ter-se-á sentido mal na aldeia de Soutelinho do Monte, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, e a família recorreu à unidade de saúde mais próxima, em Pedras Salgadas, onde lhes terá sido dito para ligar para o número de emergência 112 e alegadamente sem que tenha sido prestada assistência à vítima.

No mesmo dia, contactada pela Lusa, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte disse que instruiu a diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alto Tâmega e Barroso para a abertura, de imediato, de um processo de averiguações de modo a poder aferir sobre o ocorrido, ao mesmo tempo que apresentou, junto da família do idoso os “mais sentidos pêsames”.

O caso aconteceu pelas 15:00 de sexta-feira e, de acordo com o comandante dos bombeiros de Vila Pouca de Aguiar, Hugo Silva, o alerta chegou à corporação via Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), tendo sido acionados uma ambulância de socorro e um motociclo de emergência que terão chegado ao local em “três, quatro minutos”.

O responsável contou à Lusa que o homem, de 89 anos, se encontrava dentro de uma viatura particular, à porta da extensão de saúde, em paragem cardiorrespiratória.

Hugo Silva disse que os bombeiros iniciaram de imediato manobras de suporte básico de vida com recurso a desfibrilhador automático externo e que, passados uns minutos, também chegou ao local a equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Chaves, que, por sua vez, iniciou manobras de suporte avançado de vida.

“Tiveram uma hora e meia em manobras, mas depois o óbito foi declarado no local pela equipa da VMER”, referiu.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.