Rita Rocha de Macedo, nutricionista e autora do livro "A Dieta prática"

SAPO LIFESTYLE: É possível fazer-se dieta com prazer e sem ter fome?

Rita Rocha de Macedo: Sim, perfeitamente. O fundamental é uma pessoa ter vontade e querer perder peso. Dando este primeiro passo, deve planear e organizar semana a semana. A perda de peso passa por um planeamento: o que vou comer, a que horas, ter uma lista de supermercado, planos de exercício. Ter tudo bem estruturado é meio caminho para que tudo funcione bem.

Há certas regras muito importantes como não saltar refeições. Ou seja é obrigatório não estar mais de três horas sem comer, fazer pequenos snacks, começar sempre o almoço e jantar com um prato rico em fibras, comer devagar e com calma. O nosso cérebro demora 20 minutos a receber a informação que já estamos saciados. E se tiver um companheiro de dieta, melhor ainda, pois as pessoas sentem-se muito mais motivadas ao lutarem pelo mesmo objetivo.

Emagrecer 6 quilos em menos de um mês? Nutricionista apresenta a

SAPO LIFESTYLE: Que características precisam estar reunidas para se iniciar uma dieta?

Rita Rocha de Macedo: A pessoa deve querer e estar mentalizada para tal.

SAPO LIFESTYLE: Existe alguma altura ideal para se fazer dieta?

Rita Rocha de Macedo: É quando a pessoa dá o primeiro passo: querer perder peso. Até poderão existir alturas menos propícias para a dieta, como altura de festas, como o Natal ou períodos de férias, mas tenho vários pacientes que perderam peso nestas alturas, pois foi quando lhes deu o “clique”.

SAPO LIFESTYLE: O que é que nunca se deve fazer numa dieta?

Rita Rocha de Macedo: Passar fome e estar mais de três horas sem comer. E nunca pôr em prática o lema "Perdido por 100, perdido por 1000".

SAPO LIFESTYLE: Como é a "Dieta Prática"?

Rita Rocha de Macedo: Esta dieta funciona pois é uma dieta fácil, simples e planeada dia a dia. Esta dieta contempla a planificação para quatro semanas, com lista de compras incluídas, várias receitas (todas elas testadas), incentivos para beber água e fazer exercício. Esta dieta não proíbe a fruta nem a sopa e permite alguns snacks ricos em hidratos de carbono de absorção lenta em quantidade limitada o que dá alguma variabilidade aos lanches, tornando-os mais saciantes. Também recomendo que se junte ao plano companhia. Não é imprescindível, pois o livro está feito para quem quer fazer dieta sozinho. No entanto ter um parceiro de dieta, com quem desabafar, pode ser fundamental. É o que acontece com o exercício físico: quando vamos ao ginásio com companhia vamos mais motivados. Nos meus grupos de dieta, as pessoas sentem-se muito mais motivadas ao lutarem pelo mesmo objetivo.

Conheça ainda 25 truques inimagináveis para perder peso

SAPO LIFESTYLE: Quantos quilos é possível perder nestes 28 dias?

Rita Rocha de Macedo: Pela minha experiência nos grupos e consultas, em média (para quem cumpre a 100%), as mulheres chegam a perder até cinco quilos e os homens até seis quilos

SAPO LIFESTYLE: Depois destes 28 dias que tipo de dieta se deve seguir?

Rita Rocha de Macedo: Se já atingiu o peso pretendido, deverá passar a comer um pouco de tudo, não exagerando em nenhum tipo de alimento, mantendo os mesmos hábitos, comer em pouca quantidade várias vezes ao dia. Variar ao máximo. E se cometer um deslize, compensar sempre, por exemplo com o exercício físico.

SAPO LIFESTYLE: Esta dieta pode ser potenciada pelo exercício físico?

Rita Rocha de Macedo: Sim. Sempre que puder fazer caminhadas, melhor. Não sou fundamentalista em relação ao exercício físico, mas para quem não costuma fazer nada, aconselho pelo menos duas caminhadas por semana.

SAPO LIFESTYLE: Porque é que há muitas mulheres e homens que fracassam nas dietas?

Rita Rocha de Macedo: Existem realmente fatores muito desincentivadores para quem faz dieta e que levam muitas vezes ao seu abandono. Um deles é a falta de um incentivo externo. Daí a importância da dieta em grupo. Outro fator é a vida já atarefada e complicada das pessoas. O meu livro contempla quatro semanas planeadas dia a dia, com lista de compras, o que facilita bastante.

SAPO LIFESTYLE: Que dicas daria a alguém que está a começar uma dieta agora?

Rita Rocha de Macedo: Estabeleça um objetivo realista de peso a atingir e uma data para esse mesmo objetivo, por exemplo a data do seu casamento ou dos seus 50 anos. Limpe a dispensa e o frigorífico, livre-se das tentações alimentares. Planeie as suas refeições. Não salte refeições. E a mais importante: Arranje companhia, um parceiro de dieta.