A deslocação do diretor-geral de Saúde acontece depois de os agentes locais terem pedido a intervenção do Governo e das autoridades competentes para esclarecimento dos consumidores na sequência da polémica com cinco casos de botulismo alimentar associados a alheiras uma marca comercial que estão a afetar a produção dos enchidos regionais.

O município de Mirandela informou esta quarta-feira que o diretor-geral de Saúde se reunirá, na quinta-feira, com os presidentes de Câmara do distrito de Bragança “para demonstrar o seu apoio à Alheira de Mirandela e fumeiro da região, bem como para degustar uma Alheira de Mirandela”. A iniciativa decorrerá à hora de almoço, pelas 12h30, no Palácio dos Távoras, em Mirandela.

A polémica teve origem, a 26 de setembro, com a divulgação de um comunicado conjunto da Direção-Geral da Saúde, Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge. As autoridades davam conta da confirmação de casos de botulismo alimentar associados à marca “Origem Transmontana” e da decisão de retirar de imediato do mercado alheiras e queijos da referida marca.

Efeitos imediatos no comércio do enchido

Os efeitos fizeram-se sentir de imediato no cancelamento de encomendas aos produtores de Alheira de Mirandela, um dos enchidos mais caraterístico de Trás-os-Montes.

As entidades gestoras de todo o fumeiro certificado do Nordeste Transmontano reagiram demarcando-se da empresa associada à contaminação e vincando que os enchidos certificados da região obedecem a um rigoroso processo de controlo e garantia de qualidade.

As organizações e outras entidades como a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes criticaram ainda o facto de ser permitido registar marcas comerciais com nomes associados a uma região ou produtos locais. Uma comitiva de Mirandela foi recebida em Lisboa, no dia 13, pelo secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, e recebeu a garantia do compromisso do Governo em apoiar os produtores de alheira e ajudar a dissociar o fumeiro regional certificado da marca ligada aos casos de botulismo.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.