5 de julho de 2013 - 07h25
A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou hoje que colocou, para sexta-feira, 15 distritos de Portugal continental em alerta amarelo, o segundo mais grave numa escala de três, devido à previsão de altas temperaturas, com possíveis efeitos na saúde.
Com exceção de Faro (30ºC), Aveiro (32ºC) e Guarda (34ºC), em alerta verde, o mínimo para o calor, os restantes distritos do território continental vão estar a amarelo, com temperaturas máximas variáveis entre os 35ºC (Viana do Castelo) e os 41ºC (Beja e Évora).
Segundo o portal da DGS, os termómetros deverão atingir os 40ºC em Setúbal, Santarém e Castelo Branco.
O alerta amarelo de calor significa que, "devido às temperaturas elevadas, pode haver efeitos na saúde", enquanto o verde corresponde a "temperaturas normais para a época do ano".
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou hoje, em comunicado, que as altas temperaturas se devem a "uma vasta região anticiclónica", que "afetará o Atlântico Norte, desde a região a oeste dos Açores até às Ilhas Britânicas, originando o transporte de uma massa de ar muito quente, com uma circulação de leste sobre Portugal continental".
Até domingo, o IPMA prevê, para o território continental, temperaturas máximas de 38ºC a 44ºC nas regiões do Vale do Tejo e do interior sul, de 32ºC a 40ºC nas regiões do litoral oeste e do interior norte e centro e de 27ºC a 32ºC no litoral sul.
Os valores da temperatura mínima previstos vão oscilar entre os 17ºC e 27ºC, sendo mais elevados nas regiões do litoral norte e na região Centro.
O IPMA adianta que as temperaturas máximas e mínimas elevadas deverão continuar até meados da próxima semana, sendo que a partir dessa altura "é menos provável que as temperaturas se mantenham tão elevadas, podendo, no entanto, ainda se manter acima da média".
SAPO Saúde com Lusa

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.