Descontos e promoções em produtos sem glúten, workshops, degustações e piqueniques são algumas das iniciativas previstas para assinalar hoje o dia nacional do celíaco, estimando-se que a doença celíaca afete, em Portugal, cerca de 100 mil pessoas.

A Associação Portuguesa de Celíacos (APC) promove uma série de atividades com o objetivo de assinalar o dia que é dedicado a pessoas com esta doença autoimune que as impossibilita de ingerir alimentos com glúten.

Assim, em várias lojas dietéticas e de produtos naturais, por todo o país, vai ser possível durante o dia adquirir produtos isentos de glúten com descontos ou em promoção e provar alguns destes produtos alimentares.

Durante o dia de hoje, os interessados poderão participar também num workshop de panificação em Lisboa ou num almoço sem glúten no Porto.

Simultaneamente, a APC lança um e-book com produtos saudáveis dedicados a celíacos, de uma cadeia de hipermercados.

Este “livro digital” estará disponível no novo portal da APC - http://celiacos.org.pt – também a ser lançado hoje.

No sábado, a APC Jovem realiza um piquenique sem glúten nos jardins da Gulbenkian, para o qual os participantes devem levar comida e uma manta para partilhar.

Em Torres Vedras, o dia também será lembrado numa ação de divulgação sobre a doença, aberta ao público, e através de uma consulta de pediatria a realizar no hospital da região entre as 11:00 e as 14:00.

A APC estima que existam em Portugal cerca de 100 mil pessoas com doença celíaca, mas das quais só oito mil estão diagnosticadas.

27 de maio de 2011

Fonte: Lusa/SAPO

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.