Na ação, que deu entrada a 23 de abril e a que a agência Lusa teve hoje acesso, o autor António Moreira, advogado e deputado municipal em Torres Vedras, recorda que esta unidade do Centro Hospitalar do Oeste “funciona num edifício construído há várias décadas, encontrando-se desadequado e inapto a cumprir essa função”.

A unidade funciona em instalações alugadas pela Santa Casa da Misericórdia, a quem o Ministério da Saúde paga por mês 20 mil euros.

Estes são os 15 problemas de saúde mais embaraçosos
Estes são os 15 problemas de saúde mais embaraçosos
Ver artigo

Nos últimos anos, várias especialidades médicas, entre as quais ginecologia/obstetrícia e pediatria/neonatologia, “foram desviadas” da unidade, em resultado de um processo de reestruturação de serviços no Centro Hospitalar do Oeste, com repartição de serviços entre as unidades de Torres Vedras e Caldas da Rainha.

Os utentes “têm sido obrigados a procurar outras ofertas”, recorrendo a clínicas privadas ou sendo “reencaminhados para os hospitais de Caldas da Rainha e Vila Franca de Xira”, o que tem acarretado “tremendos sacrifícios e despesas com as respetivas deslocações”.

O cidadão lembra que o direito à proteção saúde é um direito universal e que o Estado deve o acesso à saúde a todos os cidadãos através do Serviço Nacional de Saúde. Por todos os motivos invocados, o cidadão pretende que o Estado venha a ser condenado a construir um novo hospital em Torres Vedras.

Em abril de 2017, a Assembleia da República aprovou por unanimidade uma petição, com mais de quatro mil assinaturas, que tinha como primeiro subscritor o mesmo cidadão.

Na petição, os subscritores defenderam a construção de um novo hospital para o Centro Hospitalar do Oeste naquela cidade, para substituir as atuais instalações.

O CHO, com hospitais em Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, serve 293 mil habitantes dos concelhos do Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Peniche, Torres Vedras e parte de Alcobaça e de Mafra.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.