"Cerca de 51 casos foram registados, mais de 50% são crinças, com uma dermatite", declarou a diretora-adjunta de Saúde Ambiental da província de Cienfuegos, Olidia Hernández, à imprensa local.
A especialista pediu que a população afetada fosse rapidamente aos centros de saúde para evitar infeções, uma vez que muitas pessoas só estão a procurar ajuda médica quando as "lesões estão purulentas" e necessitam de tratamento com antibiótico.
A microalga foi encontrada numa praia situada dentro da Baía de Cienfuegos, que "foi imediatamente fechada" ao público.
"Observámos que havia um crescimento massivo de uma microalga marinha que é muito famosa por ser de atividade tóxica", explicou um investigador do Centro de Estudos Ambientais de Cienfuegos, Augusto Comas.
Segundo os especialistas do Centro, o aparecimento das algas acontece devido às altas temperaturas na ilha, acima dos 30 graus Celsius, e à "concentração de nutrientes na baía, que recebeu pouco aporte aquífero devido à estiagem prolongada".
Frequentar as praias é uma das principais alternativas dos cubanos para escapar ao calor que é particularmente severo este ano, acrescenta o cientista.
Comentários