O que ficámos a saber hoje em Portugal?

- Mais 22 mortes do que ontem

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 209 mortes, mais 22 do que na quarta-feira (+11,8%), e 9.034 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 783 em relação à véspera (+9,5%). Dos infetados, 1.042 estão internados, 240 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.

- Deslocações proibidas na Páscoa

O decreto do Governo que regulamenta a prorrogação do estado de emergência por mais 15 dias em Portugal proíbe deslocações para fora do concelho de residência no período da Páscoa, entre 9 e 13 de abril.

- Estado de Emergência prolongado

A Assembleia da República aprovou hoje o decreto do Presidente da República que prolonga o estado de emergência até ao final do dia 17 de abril para combater a pandemia.

- Número de internados subiu mais de 40%

O número de pessoas internadas por causa do novo coronavírus em Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 1.000, aumentando mais de 40% relativamente aos dados divulgados na quarta-feira.

- Mais de mil profissionais de saude infetados

O SARS-CoV-2 já infetou 1.124 profissionais de saúde em Portugal, entre os quais 206 médicos e 282 enfermeiros, anunciou hoje o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

- Enfermeiros formalizam providência cautelar contra o Estado por falta de equipamento

O Sindicato dos Enfermeiros (SE) entregou hoje no Tribunal Administrativo de Círculo do Porto uma providência cautelar contra o Estado alegando falta de equipamento de proteção individual dos profissionais face à pandemia.

E no resto do mundo?

- 760 mortos em 24 horas em Itália

Em Itália já se registaram 115.242 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2. Só nas últimas 24 horas contabilizaram-se mais 4.668 diagnósticos. Ao todo morreram 13.915 pessoas por COVID-19 neste país, com mais 760 óbitos em relação a ontem. Na quarta-feira, registaram-se 727 vítimas mortais.

- Espanha com 950 mortos num só dia

Espanha registou mais 950 mortes por COVID-19 nas últimas 24 horas. São agora 10.003 as vítimas mortais desde o início da pandemia naquele país. Ao todo, existem 110.238 pessoas infetadas com o novo coronavírus em território espanhol. Só no último dia contabilizaram-se mais 8.102 casos de infeção.

- Mais 569 mortes no Reino Unido

O número total de mortes relacionadas com a COVID-19 no Reino Unido aumentou para 2.921, mais 569 do que na quarta-feira, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico. O balanço diário dos casos regista 33.718 pessoas infetadas entre 163.194 testadas.

- Novo estudo: Perda de olfato e paladar é comum na COVID-19

A perda de olfato e/ou paladar são sintomas comuns em pessoas com a COVID-19 na Europa, de acordo com um estudo coordenado por dois médicos otorrinolaringologistas vinculados à Universidade de Mons (Bélgica).

- China autoriza medicamento com bílis de urso contra a doença

A China autorizou um medicamento à base de bílis de urso para tratar pessoas infetadas com COVID-19, alimentando a polémica sobre animais criados para fins farmacêuticos. Imobilizados em gaiolas estreitas, estes animais são perfurados no abdómen por um cateter que está acoplado à vesícula biliar para que seja possível a extração do seu líquido biliar.

- China decreta novo confinamento de cidade com 600.000 habitantes

Cerca de 600.000 habitantes do departamento de Jia, no centro da China, foram confinados após a descoberta de um caso de COVID-19, num momento em que o país teme uma nova onda de contaminação.

E, já agora, boas notícias:

- Bebé recém-nascido de pais infetados testa negativo

Uma bebé de pais infetados pelo novo coronavírus nasceu no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, na segunda-feira, tendo já feito um primeiro teste que deu negativo.

- Serviços de saúde vão ter o dobro de ventiladores

O secretário de Estado da Saúde anunciou hoje a duplicação dos equipamentos de ventilação, necessários para a sobrevivência de muitos doentes com COVID-19 internados nos cuidados intensivos, e garantiu uma distribuição equilibrada dos testes de despistagem.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.