Segundo fonte do Conselho de Administração da ULS da Guarda, presidido por João Barranca, no Hospital Sousa Martins estão internados 103 doentes nas três áreas Covid e 11 nos cuidados intensivos.

“No internamento Covid 1 temos 44 camas e estão todas ocupadas. No [internamento] Covid 2 estão 38 camas e encontram-se todas ocupadas. No [internamento] Covid 3, que abriu na quinta-feira, estão dez camas e todas também ocupadas. Por fim, no Serviço de Medicina Intensiva (SMI), das 12 camas, temos 11 ocupadas”, descreveu a mesma fonte.

O Conselho de Administração da ULS da Guarda adianta que “está a fazer todos os esforços para reforçar os recursos humanos nos internamentos Covid e conseguir, assim, abrir mais 12 camas (Enfermaria Covid 3) e mais quatro camas de cuidados intensivos”.

A unidade de saúde indica que também está a proceder ao reforço dos profissionais.

“Nos últimos dias contratámos já 10 assistentes operacionais e contamos contratar mais 20. Está ainda previsto contratarmos mais 15 enfermeiros, sendo que, destes, três iniciam já funções na segunda-feira”, referiu a fonte.

A ULS da Guarda (que abrange 13 concelhos do distrito da Guarda, exceto o de Aguiar da Beira, que pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde do Dão - Lafões) gere os hospitais da Guarda (Sousa Martins) e de Seia (Nossa Senhora da Assunção), e também 12 centros de saúde e duas unidades de saúde familiar (A Ribeirinha, na cidade da Guarda e a "Mimar Mêda", na cidade de Mêda), abrangendo cerca de 142 mil habitantes.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.092.736 mortos resultantes de mais de 97,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.686 pessoas dos 595.149 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.