O Ciborro contabiliza, agora, 15 dos 36 casos ativos no concelho de Montemor-o-Novo, números que dizem respeito aos resultados dos testes conhecidos até às 21:00 de quinta-feira, dia em que foi registado, também, o primeiro caso curado desde que o atual surto foi divulgado.
“Os novos casos que têm aparecido são de pessoas que já estavam de quarentena, portanto, estão perfeitamente identificados dentro das cadeias de contágio conhecidas e não há novos casos na comunidade”, justificou a presidente da Junta de Freguesia do Ciborro, Nélia Campino, em declarações à agência Lusa.
A povoação, que é atravessada pela Estrada Nacional (EN) 2, um dos roteiros turísticos do país, está, portanto, a “entrar na normalidade” com a reabertura de cafés e restaurantes, dos quais apenas um ainda se encontra “encerrado por motivo de doença” dos proprietários.
No que diz respeito à globalidade do concelho de Montemor-o-Novo, de acordo com fonte municipal contactada pela Lusa, continuam três pessoas internadas em hospital, uma das quais em cuidados intensivos.
O município informou, ainda, que, entre as várias instituições do concelho que estão a ser testadas, a Santa Casa da Misericórdia de Cabrela já “recebeu os resultados, tendo sido todos negativos para COVID-19”.
Os testes na comunidade e aos grupos profissionais que lidam com pessoas mais vulneráveis continuam a decorrer, de acordo com uma nota informativa da câmara.
A Câmara de Montemor-o-Novo ativou, em 17 de agosto, o Plano Municipal de Emergência (PME) de Proteção Civil, que se encontra em vigor até ao dia 31.
O surto neste concelho alentejano foi divulgado em 17 de agosto.
Portugal contabiliza pelo menos 1.815 mortos associados à COVID-19 em 57.074 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Comentários