O novo coronavírus é transmitido por via respiratória e por contacto físico com superfícies infetadas.

Assim, é possível ser-se contagiado quando uma pessoa contaminada tussa, espirre, fale ou respire perto de nós.

Um indivíduo que não apresenta sintomas, que seja assintomático, também pode transmitir a doença.

Fora do corpo humano, as experiências científicas mostraram que o vírus SARS-CoV-2, responsável pela doença COVID-19, pode sobreviver em superfícies durante horas ou mesmo dias.

O vírus sobrevive quantas horas sem hospedeiro? Veja o vídeo:

De acordo com os dados recolhidos pela AFP até às 11:00 de Lisboa, já morreram pelo menos 477.570 pessoas e há mais de 9.279.310 infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan.

Portugal regista até ao momento 1.543 mortos por COVID-19, 40.104 infetados e 26.083 recuperados, de acordo com os números divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram, entretanto, a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria, Espanha ou Alemanha, a aliviar algumas das medidas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.