A comercialização do Sunsafe Rx, um suplemento nutricional vendido pela Napa Valley Bioscience, despertou a atenção dos reguladores norte-americanos. A marca garante que a sua "mistura antioxidante exclusiva" oferece "proteção de amplo espectro contra os raios UVA e UVB".

Nem pense em guardar estes 10 alimentos no frigorífico
Nem pense em guardar estes 10 alimentos no frigorífico
Ver artigo

Segundo o laboratório, o produto protege a pele e os olhos contra a radiação ultravioleta. No site da marca, é possível ler que o Sunsafe Rx é apresentado como um protetor solar, bronzeador, redutor de rugas e produto preventivo contra o envelhecimento.

A FDA lançou um alerta que visa não só o Sunsafe Rx como também outros produtos semelhantes à venda no mercado online à distância de um clique. A agência adverte os consumidores para o facto destas "pílulas" não substituírem, de nenhuma forma, os cremes tópicos que protegem contra a radiação solar e reduzem o risco dos danos causados pelo sol.

Numa carta aberta, Scott Gottlieb, médico e comissário da FDA, escreveu:

Estas empresas estão a colocar a saúde das pessoas em risco, dando aos consumidores uma falsa sensação de segurança de que um suplemento dietético pode prevenir queimaduras solares, reduzir o envelhecimento precoce da pele causado pelo sol ou proteger contra os riscos do cancro de pele

Nessa carta de alerta, o médico assevera que todas as marcas que vendem este tipo de produtos "são aconselhadas a rever os sites dos produtos, assim como a sua rotulagem".

A FDA está preocupada com os potenciais riscos associados à toma destas cápsulas, que podem induzir o consumidor em erro e levá-lo a não fazer a aplicação tópica de filtros solares.

12 conselhos médicos para tirar partido do sol sem riscos
12 conselhos médicos para tirar partido do sol sem riscos
Ver artigo

Algumas das empresas, como a Napa Valley Bioscience, não dizem de forma explícita que estes comprimidos são uma substituição dos protetores solares, mas referem que o seu produto confere uma ação protetora contra o sol - o que a FDA considera uma informação falsa.

No mesmo comunicado, a FDA recomenda que - em caso de exposição a níveis nocivos de radiação ultravioleta - se use sempre filtro solar com, no mínimo, um índice de proteção solar igual ou superior a SFP 15 e óculos de sol com 100% de proteção contra os raios UVA e UVB.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.