A reunião destina-se a médicos gastrenterologistas portugueses e espanhóis e, devido ao prestígio alcançado por este encontro, irão deslocar-se a Guimarães médicos gastrenterologistas brasileiros, num encontro que permitirá juntar cerca de duzentos especialistas.

Fazer a avaliação dos desenvolvimentos decorridos nos últimos tempos referentes às doenças do intestino delgado e ao seu diagnóstico, nomeadamente a doença celíaca, doença de Crohn, hemorragias digestivas com origem no intestino delgado e tumores do intestino delgado é um dos objetivos do encontro, bem como estabelecer uma ampla troca de experiências entre os especialistas de forma a melhorar a qualidade assistencial. Serão ainda apresentados importantes resultados decorrentes de investigação clínica.

Nas palavras do Professor Doutor José Cotter, que vai dirigir o encontro, “espera-se uma reunião de excelente nível científico e um momento único de troca de experiências entre os gastrenterologistas ibéricos que têm afinidade com esta técnica endoscópica".

A enteroscopia por cápsula é um meio de diagnóstico não invasivo, cómodo e muito informativo, sendo hoje considerado o método auxiliar de primeira escolha para o estudo das doenças do intestino delgado. Antes do seu aparecimento, o diagnóstico das patologias do intestino delgado era muito difícil, uma vez que se trata de um órgão de difícil acesso.

Hoje, através da cápsula endoscópica, a visualização do seu interior é efetuada “em tempo real”.

Trata-se de uma técnica mais fácil, mais precisa, mais cómoda e mais rápida, permitindo ao especialista aceder a áreas do tubo digestivo (intestino delgado) que anteriormente estavam muito dificultadas com os meios existentes. Uma boa notícia, dado que as doenças que acometem este órgão são muito debilitantes da qualidade de vida dos seus portadores ou podem mesmo por em risco a própria vida.

Este exame de diagnóstico destina-se a doentes com suspeita de doença de Crohn ou doença confirmada, doença celíaca, anemia, hemorragia digestiva com origem no intestino delgado, pólipos e tumores do intestino delgado e encontra-se disponível na maior parte dos serviços modernos de gastrenterologia hospitalar públicos ou privados. A cápsula endoscópica constitui-se também, em algumas situações específicas, como um método diagnóstico alternativo à colonoscopia clássica, no diagnóstico das doenças do intestino grosso.