"O cancro da próstata ainda é a quarta causa de morte por cancro no homem em Portugal, atrás do cancro do pulmão, colorectal e gástrico, sendo a patologia oncológica mais frequente nos homens com mais de 50 anos", diz José Sanches de Magalhães, médico urologista e fundador do Instituto de Terapia Focal da Próstata.

Conhece alguém com cancro? Faça-lhe um grande um favor e não diga isto
Conhece alguém com cancro? Faça-lhe um grande um favor e não diga isto
Ver artigo

"Uma nova abordagem no diagnóstico, com destaque para a realização de exame por Ressonância Magnética, e a inovadora técnica para o tratamento de lesões em estado inicial são dois fatores importantes com os quais esperamos vir a mudar as estatísticas desta patologia", reforça o médico.

De acordo com a Associação Europeia de Urologia, o cancro da próstata é um dos cancros mais frequentes, com mais de 417 mil novos casos e 92 mil mortes registadas por ano na Europa, sendo a terceira causa de morte nos homens na Europa.

Um em cada sete homens desenvolve cancro da próstata e mais de dois milhões de homens vivem com esta doença na Europa. A incidência desta doença crónica aumentou significativamente nos últimos 20 anos e a maioria dos casos são diagnosticados aos 69 anos, mas não afeta os homens apenas desta idade. Atualmente, 10% dos novos diagnósticos nos Estados Unidos ocorrem em homens com menos de 55 anos.

Quais os sintomas do cancro da próstata?

Na maioria dos casos, os sintomas desta doença mortal não estão relacionados com um tumor maligno e podem ser provocados por tumores benignos (HBP) ou outros problemas de saúde. Só um médico poderá fazer o diagnóstico correto. Estes são os sintomas mais comuns do cancro da próstata:

  • Problemas urinários.
  • Incapacidade de urinar, ou dificuldade em iniciar ou parar o fluxo de urina.
  • Necessidade frequente de urinar, principalmente à noite.
  • Fluxo de urina fraco ou intermitente.
  • Dor ou ardor durante a micção.
  • Dificuldade em ter uma ereção.
  • Sangue na urina ou no sémen.
  • Dor frequente na zona inferior das costas, nas ancas ou na zona superior das coxas.

O Instituto de Terapia Focal da Próstata, no Porto, promove até 18 de maio a Semana de Sensibilização para o Cancro da Próstata. O objetivo é alertar a população para a prevenção e diagnóstico precoce desta doença que afeta mais de 4000 homens, por ano, em Portugal e para as novas técnicas de tratamento.

Esta unidade de saúde especializada no tratamento de patologias do foro urológico vai oferecer 10 consultas de segunda opinião médica e realizar uma palestra sobre o tema aberta a todos os interessados. As consultas de segunda opinião destinam-se a pacientes com PSA igual ou superior a 4ng/ml, a quem tenha sido proposta biópsia prostática ou a pacientes já com diagnóstico de cancro da próstata, localizado e recente, aos quais tenha sido proposta qualquer forma de tratamento clássico (cirurgia radical, radioterapia externa ou braquiterapia).

A inscrição para as consultas é feita online. Todas as consultas serão realizadas na quarta-feira, 16 de maio, a partir das 15 horas.

A palestra Cancro da Próstata – Inovação no Diagnóstico e Tratamento realiza-se na próxima quinta-feira, 17 de maio, às 18h30, no Hospital de Santa Maria – Porto é aberta a todos os interessados, mediante inscrição prévia, através do telefone 225 082 000. A entrada é gratuita, com vagas limitadas à lotação da sala.