Na terça-feira, entre as 10h00 e as 16h00, artistas vão pintar telas ao vivo no hall de entrada dos serviços de radioterapia e oncologia médica do CHUC, com o intuito de levar cor, poesia e "esperança" até àquele espaço, disse à agência Lusa Natália Amaral, da direção do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC).

Para além das telas, que serão depois oferecidas ao hospital e colocadas no serviço de radioterapia e no serviço de quimioterapia, serão também afixados versos e frases em torno da esperança de escritores como Fernando Pessoa, Manuel Alegre, Mário Dionísio e Mia Couto.

A iniciativa surgiu depois da remodelação de radioterapia do CHUC, com um desafio da diretora daquele serviço ao núcleo regional para fazer algo para que "as paredes não ficassem tão brancas", contou Natália Amaral.

As pinturas estarão de acordo com os versos e frases escolhidas, que vão ficar colocadas "num acrílico" ao lado das telas, referiu.

O objetivo, sublinha, passa por "transmitir uma mensagem de esperança para quem passa por aqueles corredores bastante longos e branquinhos", garantindo um maior conforto do paciente e familiares, durante o período de tratamento.

De acordo com a nota de imprensa do núcleo, vão participar os pintores Álvaro Portugal, Conceição Ruivo, Gustavo Martins, Jorge Nogueira, José Cosme, Maria Guia Pimpão, Rui Matos e Victor Costa.

A cerimónia protocolar do projeto decorre às 12:20, no ‘hall' de entrada dos serviços de radioterapia, contando com a presença do presidente do conselho de administração do CHUC, José Martins Nunes, e do presidente do NRC-LPCC, Carlos de Oliveira.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.