A Universidade de Coimbra (UC) atribui hoje o título de doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra (UC) ao neurocientista António Damásio, em reconhecimento da sua carreira científica.

O título foi atribuído a António Damásio pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, cabendo à docente daquela escola Ana Paula Relvas a função de apresentante na cerimónia de investidura, enquanto o professor de Psicologia Clínica Eduardo Sá fará o elogio do distinguido e Madalena Alarcão, vice-reitora, o elogio da apresentante.

“A UC afirma o contributo inexcedível de António Damásio para o avanço da investigação e da docência na área da Neuropsicologia, especialmente na análise e compreensão dos processos neuropsicológicos de funções e domínios como a memória, a linguagem, as emoções e os processos da tomada de decisão”, refere uma nota de imprensa da instituição.

António Damásio nasceu em 1944 e iniciou a sua atividade científica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Radicado nos Estados Unidos da América (EUA), desde 1975, é atualmente diretor do Brain and Creativity Institute da Universidade Iowa e professor adjunto da Salk Institute, na Califórnia.

Tem centrado a sua investigação no estudo das bases neurológicas dos comportamentos sociais - que se estendem desde os juízos morais até às decisões económicas -, do desenvolvimento normal e patológico da criança e ainda dos processos de criatividade na arte, ciência e tecnologia, realça a mesma nota de imprensa.

O cientista alcançou grande destaque internacional com as obras “O Erro de Descartes - Emoção, Razão e Cérebro Humano”, “O Sentimento de Si” e “Ao Encontro de Espinosa”, traduzidas em várias línguas.

O seu trabalho tem sido distinguido com vários prémios nacionais e internacionais, nomeadamente o Prémio Pessoa, Prémio Príncipe das Astúrias, Ipsen Prize, Reenpaa Prize in Neuroscience, Arnold Pfeffer Prize e Nonino Prize.

21 de setembro de 2011

Fonte: Lusa