O dispositivo médico "Neutrogena Visibly Clear Máscara de Fototerapia Antiacne" abrangido pela ação de recolha iniciada pela Neutrogena é constituído por uma máscara facial e um ativador sem fios e está indicado para o tratamento da acne facial ligeira a moderada. Trata-se de um produto reutilizável e não-invasivo de utilização doméstica, tendo como fonte de energia 4 pilhas AA. Também o dispositivo médico "Neutrogena Visibly Clear Ativador da Máscara de Fototerapia Antiacne"- este contém apenas o ativador e é comercializado separadamente para substituir o ativador disponibilizado com a máscara - está a ser abrangido pela ação da marca que pertence aos laboratórios da Johnson & Johnson.

10 alimentos que fazem borbulhas na cara
10 alimentos que fazem borbulhas na cara
Ver artigo

A informação é avançada pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed). Os dois equipamentos já foram retirados de comercialização em outros países, nomeadamente nos Estados Unidos, onde a empresa tem a sua sede mundial.

Esta recolha, que o Infarmed indica que decorrer por precaução, deve-se à investigação efetuada pelo fabricante relativamente a potenciais efeitos oculares dos produtos. A marca terá recebido "notificações de eventos visuais adversos". Por outro lado, "o crescimento da discussão científica em torno da segurança da utilização da luz azul", levou a marca a optar por retirar os aparelhos do mercado.

Neutrogena
O aparelho "Neutrogena Visibly Clear Máscara de Fototerapia Antiacne" foi retirado do mercado nos Estados Unidos há um mês créditos: Neutrogena

O Infarmed esclarece que "estes efeitos adversos são raros, geralmente ligeiros e transitórios". "Existe um risco teórico de lesão ocular para uma amostra reduzida da população com determinadas patologias oculares subjacentes, como retinite pigmentosa, albinismo ocular, doenças congénitas da retina, bem como para utilizadores que tomem medicamentos que possam potenciar a fotossensibilidade".

25 truques inimagináveis para perder peso
25 truques inimagináveis para perder peso
Ver artigo

De acordo com um estudo publicado em 2012 na revista "Drug Resistance Updates", do grupo Elsevier, a luz azul do aparelho trata a acne ativando porfirinas que produzem espécies reativas de oxigénio que matam as bactérias causadoras da acne. No entanto, a mesma luz azul pode danificar as células dos olhos por moléculas excitantes que produzem espécies destrutivas de oxigénio, diz Michael R. Hamblin, um dos autores do estudo que é engenheiro químico do Wellman Center for Photomedicine no Hospital Geral de Massachusetts.

A Autoridade do Medicamento refere que os doentes que sintam algum desconforto visual devem parar de utilizar estes dispositivos e consultar um profissional de saúde.

A Johnson & Johnson garante que os produtos são seguro se os doentes seguirem as suas instruções de utilização, mas confirma que o risco de lesão ocular decorrente do seu uso está associado à intensidade da luz azul.

O Infarmed recomenda aos distribuidores e locais de venda deverão colocar em quarentena estes dispositivos médicos e proceder a sua devolução. Já os doentes que queiram devolver os produtos ou obter esclarecimentos adicionais podem contactar a Johnson & Johnson por e-mail (consumer-portugal@its.jnj.com) ou através do número de telefone 21 436 86 98.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.