Nomeada para o cargo de ministra da Saúde há menos de uma semana, Sylvi Listhaug também acha que os fumadores são muitas vezes obrigados a se sentirem "párias da sociedade" devido à constante pressão moral de que são alvo.

"O meu ponto de partida em relação à saúde pública é muito simples. Não pretendo ser uma autoridade moral e dizer como é que as pessoas devem reger as suas vidas, mas pretendo ajudar as pessoas a obter informações que servirão de base para as suas escolhas", disse à emissora norueguesa NRK numa entrevista recente.

10 comidas deliciosas cuja origem é repugnante
10 comidas deliciosas cuja origem é repugnante
Ver artigo

"As pessoas devem fumar, beber e comer a carne vermelha que quiserem. As autoridades podem querer informar a população, mas as pessoas sabem muito bem o que é ou não é saudável", acrescentou.

Fumadora ocasional

Listhaug, ela própria uma ex-fumadora, quer acabar com a perseguição moral às pessoas com hábitos menos saudáveis. "As pessoas praticamente acham que têm de se esconder e isso é estúpido. Embora fumar não seja bom, por ser prejudicial à saúde, os adultos têm de decidir por si mesmos o que devem ou não fazer", comenta.

A ministra defende que a única coisa em que os governos podem intervir é no fornecimento de informações e literária em saúde, para que as pessoas possam fazer escolhas conscientes. "É por isso que devemos, entre outras coisas, conceber uma estratégia para o tabaco agora, o que ajudará a evitar que jovens comecem a fumar e levar também adultos a abandonarem" esse hábito.

10 alimentos contra a celulite recomendados por uma médica
10 alimentos contra a celulite recomendados por uma médica
Ver artigo

Listhaug admitiu ainda que hoje em dia só fuma em ocasiões sociais, embora o faça "raramente".

Anne Lise Ryel, secretária-geral da Sociedade do Cancro da Noruega, considera os comentários de Listhaug potencialmente perigosos para a saúde pública.

"Muitos vão concordar com o que ela diz. Isso representa um retrocesso de muitas décadas em saúde pública", afirmou Ryel à NRK.

Listhaug é uma política populista do Partido Progressista, um partido de direita que faz parte do Governo de coligação liderado pelo Partido Conservador.

Quer deixar de fumar? Adote estas 10 estratégias.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.