Muitas dúvidas irão surgir ao olhar para esta nova passadeira: “para que serve” ou “será seguro para mim”?

A skillmill permite-lhe melhorar a sua energia, velocidade, resistência e agilidade de uma forma segura, envolvente e eficaz. Oferece ainda, uma enorme variedade de rotinas de treino, ajudando-o/a assim a obter um desempenho de topo.

Para além do seu aspeto curvo, outra das suas particularidades é a ausência de motor. Estas mudanças, tornam a skillmill única.

Como funciona?

Uma das grandes mudanças é a falta de um motor. Esta alteração permite-lhe impor o seu ritmo de treino, já que o tapete vai rolar à velocidade que correr, o que lhe dará uma maior aproximação à corrida ao ar livre.

A skillmill apresenta 11 níveis de resistência magnética (0 = resistência desativada; 1-3 = baixa; 4-6 = média; 7-9 = alta; 10 = máxima), que vão permitir ao utilizador uma maior adaptação à passadeira e variar os seus estímulos de treino.

Se nunca usou esta passadeira, e pretende usar, deve começar por uma resistência média/alta. Assim terá um melhor controlo da velocidade.

Deve ter atenção à entrada e saída da passadeira, uma vez que a mesma não tem nenhum botão stop. Para sair deve diminuir a velocidade da corrida até estar a caminhar. Ou então, colocar os pés nas laterais de segurança.

Será seguro para mim?

O seu desenho curvo é outra grande mudança, se não a maior, nesta nova passadeira. A curvatura permite reduzir o impacto nas articulações do tornozelo, joelho e zona lombar.

Promove uma postura naturalmente correta em todos os exercícios. Ajuda a aperfeiçoar a sua capacidade de realizar movimentos complexos que exigem uma boa coordenação neuromuscular.

O facto de ser uma passadeira curva cria uma maior sensação de fadiga, bem diferente da fadiga sentida numa passadeira tradicional.

Como em todos os exercícios existem várias progressões a serem respeitadas. Neste exemplo em concreto, pessoas com pouca aptidão cardiorrespiratória devem primeiro dominar a utilização da passadeira tradicional para depois, sim, iniciarem a exploração da skillmill.

Se não tem experiência em ginásio procure a ajuda do Instrutor de sala/PT antes de usar a skillmill.

Skillmill, a passadeira inspirada nos atletas e que pode ajudar no seu treino
créditos: Holmes Place

Treino na skillmill

Ao trabalhar as suas principais capacidades físicas, aumentará rapidamente o seu desempenho.

O treino intervalado de alta intensidade (HIIT) em conjunto com a skillmill é uma forma eficaz de alcançar a máxima preparação física, queimar gordura e criar resistência, aumentando assim a sua capacidade de trabalho. Esta metodologia de treino permite-lhe trabalhos de curta duração e de maior intensidade, sendo estes os mais indicados para o treino nesta passadeira.

Skillmill, a passadeira inspirada nos atletas e que pode ajudar no seu treino
créditos: Holmes Place

Deixamos três exemplos de exercícios que pode realizar na skillmill:

Agilidade

Aquecimento: Caminhar durante 4 minutos.

Parte fundamental: Coloque-se lateralmente na skillmill e realize deslocamentos laterais. Faça uma série de 30 segundos voltado para o lado direito e depois repita o processo para o lado esquerdo. Após efetuar o exercício para os dois lados, caminhe ou corra durante 1 minuto. Repita esta sequência três vezes.

Retorno à calma: Caminhar durante 1 minuto.

Resistência sugerida para os deslocamentos laterais: 4, 5, 6 e 7.

Resistência sugerida para a caminhada/corrida: 1, 2, 3 e 4

Força Muscular

Aquecimento: Caminhar durante 3 minutos.

Parte fundamental: Coloque as mãos, com os braços esticados, nos apoios frontais e mantenha as costas direitas (como se fosse empurrar algo). Utilize a ponta do pé para atacar a passadeira e empurre durante 25 segundos. Caminhar um minuto para recuperar. Repita todo o processo cinco vezes.

Retorno à calma: Caminhar durante 1 minuto.

Resistência sugerida para os deslocamentos laterais: 7, 8, 9 e 10.

Resistência sugerida para a caminhada/corrida: 1, 2, 3 e 4

Capacidade cardiovascular

Aquecimento: Caminhar durante 3 minutos.

Parte fundamental: Corra de forma intensa durante 1 minuto e alterne com 1 minuto de caminhada, não se esqueça de ajustar o ritmo da passada. Repita esta sequência cinco vezes. No final realizou 5 minutos de corrida intensa e 5 minutos de recuperação.

Retorno à calma: Caminhar durante um minuto.

Resistência sugerida para a caminhada/corrida: 0, 1, 2 e 3.

Pedro Caeiro  - Personal Trainer Holmes Place Alvalade

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.