O The Campus na Quinta do Lago, Algarve, traz-lhe 5 dicas de treino essenciais para que o seu treino para um triatlo decorra da melhor forma.

1. Não se precipite. Antes de adquirir o material, considere alugar

A verdade é que não precisa de comprar equipamentos de última geração para treinar. Além dos básicos de corrida como uns ténis confortáveis, precisará de uma bicicleta, capacete, luvas e calções ou fato e óculos de natação.

Faça os primeiros treinos e perceba quais as suas necessidades antes de adquirir todos os acessórios que lhe foram sugeridos. Há sempre a opção de alugar.

2. Dedique-se às 3 modalidades de igual forma e recorra a profissionais se necessário

Há uma grande possibilidade que os triatletas iniciados tenham mais facilidade em certas modalidades e não dominem tão bem todas em simultâneo. Se não está à vontade com algum dos desportos, seja corrida, natação ou ciclismo, opte por dedicar-se a treinos de qualidade em vez de quantidade e, se necessário, recorra à ajuda de profissionais para que consiga evoluir de uma forma segura e corrigir eventuais erros que possa estar a fazer sem se aperceber.

3. Enquanto treina, circule com precaução

Os treinos de ciclismo são feitos nas estradas; os treinos de corrida poderão ser feitos no ginásio ou igualmente ao ar livre – sujeito a alguns obstáculos pelo caminho - e os treinos de natação são feitos em qualquer piscina ou, para os mais audazes, em águas abertas. Como iniciante, é possível que fique mais atrás nos treinos, deixando as posições da frente para os atletas mais experientes.

Prepare-se devidamente para cada uma das modalidades assumindo uma postura cautelosa e, acima de tudo, respeite o seu ritmo e zele pela sua segurança.

4. Treine a transição entre as modalidades

Se começou a investir no triatlo há pouco tempo, é provável que demore ainda alguns minutos a preparar-se entre a transição das modalidades – tirar o fato de natação e equipar-se para o ciclismo, ou calçar os ténis e colocar o restante equipamento para ir correr. Todos estes minutos são contabilizados durante a prova e, por isso, o foco e a concentração são cruciais para que consiga executar estas transições da forma mais fluída possível. Não perca a motivação – devagar se vai ao longe.

5. Guarde as suas forças

Tal como nas corridas ou noutros desportos de resistência, também no triatlo é comum que atletas pouco experientes comecem a prova de forma demasiado rápida e esgotem rapidamente as energias. Faça uma estimativa de quanto tempo deverá demorar na totalidade do evento e planeie fazer a primeira parte desse tempo a um ritmo mais lento do que aquele que poderia fazer. Quanto chegar a meio da prova aumente o ritmo e termine em força... quando já todos os outros estiverem cansados.

O The Campus organiza no dia 13 de outubro a prova Tri-Triathlon. Para saber mais, consulte o site do evento.

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