Foi um mês depois do primeiro treino para a corrida Wings for Life que se fez luz: afinal não vai ser assim tão fácil fazer 10kms. E porquê? Porque ainda não consegui ultrapassar a preguiça, a pior inimiga de qualquer pessoa que quer começar uma prática desportiva.

Para quem não gosta de correr, custa dar os primeiros passos. Mas com a ajuda de profissionais na matéria, e como treinos específicos para seguir, ainda vi a luz ao fundo do túnel no primeiro treino.

Blocos de 10 minutos de corrida intervalados por 5 minutos de marcha rápida transformaram-se num percurso de quase 1 hora (composto, no total, por 35 minutos de corrida e 15 de marcha rápida). Para quem nunca correu, nada mau, hein? O pior foi depois...

Recebido o treino específico dado pelo maratonista António Sousa, o primeiro campeão português, da edição de 2014, a coisa complicou-se e instalou-se o caos na minha cabeça.

O que começaria por ser um treino de 10 minutos a caminhar, mais 10 minutos a correr (com duas repetições), acabaria por ser, passadas 3 semanas, 50 minutos a correr sem parar. Sim, sem parar. E sem queixas!

Este seria o treino ideal para regressar cheia de força ao próximo encontro com os jornalistas. Mas não aconteceu. Confesso que não é fácil encontrar forças para ir para a rua correr, sem destino, principalmente quando não se gosta.

Lá chegou o grande dia e, mesmo sem treinos, não fugi às responsabilidades, pensando que seria mais um encontro tranquilo de amadores. Nada disso!

O segundo dia de treino foi no Estádio do Jamor, no Centro de Alto Rendimento, e lá estava António Sousa, de smartphone na mão para cronometrar tempos. Todos os outros membros da equipa estavam equipados a rigor e cheios de vontade de começar. Amadores? Onde? Só mesmo a sapinha.

Eram só 16h da tarde e o céu escurecia rapidamente à medida que fazíamos o aquecimento, bem mais intenso do que o primeiro. É necessário passar por todos os músculos para evitar lesões e António Sousa fez questão de nos mostrar (e fazer sentir) todos os músculos envolvidos na corrida. Ao fim de 15 minutos de aquecimento estava pronta para ir para casa.

Mas não! O aquecimento envolvia mais 20 minutos de corrida. Pois claro, como é possível aquecer para uma prova sem correr? Ingeniudade minha. De nariz a pingar, munida de lenços de papel, e com medo da chuva (como se uma aguinha na cara alguma fez tivesse feito mal a alguém), lá fui.

Cerca de 20 minutos depois, com os pulmões a quererem sair-me pela boca, cheguei ao local onde iria começar o treino a sério: um treino intervalado ou de séries. O que significa? Pois bem, 3 séries de 1km. Objetivo: diminuir o tempo em cada uma das séries.

Não sabendo se havia de rir ou chorar, fiz-me à pista. Mas bastou uma só série para perceber que não estava nem um pouquinho preparada. Fora a constipação que teimou em chatear naquele dia, percebi que é necessário treinar a respiração e seguir uma cadência confortável para mim, de modo a conseguir manter o ritmo.

Infelizmente não consegui aguentar o treino até ao final, o que me deixou desanimada, por um lado, mas motivada, por outro. Não há razões para não conseguir fazer os 10kms a que me propus e correr por aqueles que realmente e infelizmente não podem. Eu posso. Basta deixar de ser preguiçosa.

Se, como eu, nunca tiverem corrido na vida e quiserem começar hoje, deixo-vos um treino (na próxima página) que pode ajudar.

Continue a acompanhar o nosso caminho até à Wings for Life World Run. Até ao próximo treino!

Saiba mais em http://www.wingsforlifeworldrun.com/pt/en/porto/

Segunda-feira

10'caminhar + 10'correr + 10'caminhar + 10'correr + Alongamento

Terça-feira

Descanso

Quarta-feira

10'caminhar + 15'correr + 10'caminhar + 15'correr + Alongamento

Quinta-feira

Descanso

Sexta-feira

Descanso

Sábado

Descanso

Domingo

Descanso

Segunda-feira

5'caminhar + 20'correr + 5'caminhar + 20'correr  + Alongamento

Terça-feira

Descanso

Quarta-feira

20'correr + 5'caminhar + 20'correr + Alongamento

Quinta-feira

Descanso

Sexta-feira

Descanso

Sábado

Descanso

Domingo

Descanso

Segunda-feira

40' + 6 retas progressivas + Alongamento

Terça-feira

Descanso

Quarta-feira

40'+Reforço

Sexta-feira

50' + 6 retas progressivas + Alongamento

Sábado

Descanso

Domingo

50' + Alongamento

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.