O método Vitalease utiliza a moxabustão e algumas manobras de massagem. Ideal para relaxar recuperar o bem-estar em apenas 15 minutos e restabelecer energias. Além de poder ser usado apenas para alívio rápido, este método pode ser utilizado no início de qualquer massagem.

O stress é um dos problemas mais complexos e graves da sociedade, manifestando-se física e psicologicamente. Geralmente, um dia com muito stress, preocupações, responsabilidades e estados de ansiedade, provoca dores musculares e tensões acumuladas que, quando não libertadas, se tornam crónicas, criando rigidez no corpo e bloqueios à livre circulação dos fluidos corporais.

Isto vai fazer com que se acumulem toxinas e resíduos celulares que acabarão por provocar problemas, criando cansaço e mal-estar a nível corporal e mental. O método Vitalease pode ser aplicado nas situações em que é urgente aliviar a tensão muscular, estabelecer a energia e recuperar a vitalidade.

Este é também um bom método para se usar no início de uma massagem desportiva, ou em qualquer outra, pois vai relaxar os músculos, para depois serem melhor trabalhados durante a massagem, facilitando o trabalho de muitos profissionais.

A nível físico a massagem diminui o número de hormonas do stress que circulam no sangue, como por exemplo o cortisol, deixando o sistema imunitário mais forte. A nível psicológico liberta a tensão e reduz a ansiedade, deixando uma sensação de serenidade e aumentando a capacidade para lidar com as situações desgastantes do dia a dia.

Relaxar e revitalisar
Este é um método muito simples, rápido e eficiente. Durante 15 minutos o pescoço, os ombros, e as costas são massajados de forma a obter o total relaxamento. A primeira fase começa com a aplicação da artemísia (moxabustão), sendo uma fase essencial para aquecer as zonas mais tensas, descongestionando e desinflamando essas áreas.

Após essa primeira fase passa-se à massagem manual, onde se usam várias manipulações e movimentos de estimulação energética. Exercem-se pressões de intensidades diferentes procurando obter um objetivo concreto: alívio rápido do stress muscular e revitalização imediata. A massagem pode durar apenas 15 minutos, para um efeito Express, ou então ser aliada a outra massagem mais profunda e longa.

A moxabustão sem fumo
Fazendo parte dos tratamentos da Medicina Tradicional Chinesa, a Moxabustão significa o
tratamento feito através da queima da planta medicinal Artemísia (Artemisia vulgaris e sinensis), que produz um aquecimento muito particular com efeitos profundamente benéficos e terapêuticos no corpo humano.

A Artemísia, uma vez trabalhada para uso terapêutico, é conhecida como Moxa e apresenta-se em cones pré-moldados, charutos ou cilindros. A Artemísia quando usada desta forma tem a
propriedade de, através do calor, remover obstruções dos meridianos energéticos do corpo e
eliminar a humidade e o frio que promovem disfunções no organismo.

Hoje em dia, e depois de ter sido adaptada às exigências do mundo ocidental, é possível utilizar a Artemísia em cone dentro de um aplicador metálico, conseguindo otimizar os benefícios da moxibustão, sem o inconveniente do fumo e odor intenso que normalmente caracteriza esta técnica.

Benefícios do Vitalease
- Alívio do stress
- Relaxamento muscular
- Descongestionamento dos tecidos
- Benefícios antissépticos
- Diminuição das dores musculares
- Estimulação do sistema imunitário
- Ativação da circulação
- Eliminação de toxinas
- Revitalização de energias

Consultadoria técnica: Dr. Carlos Baeta, formado em Medicina Tradicional Chinesa
Modelo: Thomas Kaiser, Agência Karacter
Fotografia: Rolando Martins
Agradecimento: H2omem, Lisboa; www.h2omem.com

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.