O tempo invernoso não ajuda, o quente da cama não permite, a chuva é um entrave, enfim... é mais do que caminho andado para que a preguiça e a falta de vontade se instale e os dias de folga ao exercício físico comecem a ser rotina. O problema é que com o frio é comum o aumento do consumo de calorias e o gasto calórico aumenta cerca de 30%, uma vez que o corpo tem de fazer mais esforço para ser manter quente, mas toda esta alteração é responsável por estimular a comer mais.
O ideal é que escolha algo que, apesar do esforço, lhe dê muito gozo e vontade de continuar. Experimente até encontrar algo que goste e assim terá hipóteses de ser mais saudável, de andar mais bem humorado, mais enérgico, com o sono equilibrado e com a silhueta desejada. Leia abaixo algumas das dicas para que a sua motivação não se esconda no édredon.

Organize-se
Num intervalo de um programa de televisão é o tempo suficiente para que organize o saco de treino. Se costuma ir de manhã levante-se assim que toca o despertador ou se é daquelas pessoas adeptas do snooze, o melhor é afastar o despertador da cama para assim ter de se levantar. Caso tenha o hábito de ir à noite, deve evitar ir a casa ou combinar alguma coisa e deve sair direto do trabalho para o ginásio. É fácil deixarmo-nos seduzir pelas distrações que podem surgir. A hora de almoço costuma ser uma boa opção, uma vez que já está mais desperto e é quando a temperatura está mais amena. Não obstante, o ideal é que escolha um ginásio ou um local que seja perto de casa ou do trabalho.

Foque-se na meta pretendida
Se a ideia de ser mais saudável não consegue levar a melhor, concentre-se e pense constantemente no que pretende: emagrecer, um corpo definido, vestir as calças que já apertavam, fazer a viagem de sonho e mostrar aos amigos o quão bem está, roupas novas, etc... Enquanto não ganha a rotina do exercício ou no tempo frio que é mais difícil pode sempre estipular um prémio ao fim de determinado tempo (ao fim da semana ou ao mês), caso cumpra o objetivo que se propôs (ir 3 vezes por semana, perder x kg, etc...).

Atividade
Conforme referido acima, o ideal é que, apesar de algumas dores no corpo e de muito suor, goste do que pratica. As atividades de grupo são por norma mais lúdicas e a companhia pode ser um fator motivador. Por exemplo, aulas mais aeróbicas (dança, circuito, etc...) tendem a aquecer o corpo mais rapidamente deixando-o mais quente e confortável durante mais tempo.
Tenha em atenção aos horários e escolha o que mais lhe convém e não por aquilo que os outros dizem.
Uma boa alternativa é aliciar um amigo a treinar consigo. Assim, um puxa pelo outro.

Performance
Sabia que a mesma melhora no inverno? Ou seja, quando está frio o corpo demora mais tempo a entrar em exaustão, logo a intensidade do treino é favorecida e, por conseguinte, os resultados serão melhores.

Peso na consciência
Para além de pensar no que quer atingir, outra boa opção é pensar nos disparates que fez no fim de semana, por exemplo. Comida mais saturada, a cerveja a mais, o chocolate a seguir ao jantar, enfim... pense nisso tudo e de certeza que a motivação aparece!