Atualmente são muitos os ginásios que têm à sua disposição bolas medicinais para serem utilizadas como complemento do treino de fitness. Constituem uma ferramenta muito importante que já é utilizada por atletas em inúmeras modalidades (atletismo, basquetebol, voleibol, andebol, basebol,…), devido às vantagens que proporcionam para a melhoria da força em determinados gestos desportivos específicos. As suas mais-valias não se restringem a desportistas de elite.
Uma vez que permitem um treino diferente, efetivo e mais divertido, podem-se adaptar a qualquer pessoa e a diversos objetivos. Ao contrário de muitos exercícios de força nas máquinas do ginásio, as bolas medicinais permitem realizar exercícios de diferentes complexidades, com mais variantes e movimentos, e respeitar as especificidades pessoais de cada um (lesões antigas, amplitude de movimentos,…). Normalmente são mais utilizadas para treinos em que o objetivo visa a melhoria da potência através de saltos, lançamentos e outros movimentos que se realizem com uma velocidade de execução elevada, existindo contudo excepções.
Os exercícios propostos constituem exemplos de tarefas em que se podem utilizar bolas medicinais para potencializar o treino e não uma sequência de um plano de treino. O número de séries e repetições dependerá do seu nível de treino e objetivos. Para mais esclarecimentos questione um Personal Trainer da próxima vez que for a um clube Holmes Place.
Bons treinos!
Walk Lunge + Twist
Push Ups
Pullover
Overhead Squat
Swing
Texto: José Pereira (Master Trainer do HP Coimbra e HP Aveiro)
Fotos: João Pacheco (Personal Trainer HP Coimbra)
Comentários