A época do Natal é muitas vezes penosa para o treino e provoca interrupções que, na maior parte das pessoas, leva ao retrocesso dos objetivos, desmotivação e consequente abandono. Para evitar esta situação, podemos adotar algumas estratégias que nos permitam superar estas alturas mais complicadas.
Primeiro precisamos de saber o que acontece nas nossas vidas que possa ser impeditivo de realizar a nossa rotina de exercício físico normal. Eis alguns exemplos:
- férias escolares (ficar com os filhos em casa)
- deslocações para longe
- reuniões familiares
- preparação de refeições
- arrumação da casa
- ir às compras
Estas são as principais objeções que aparecem na nossa agenda e aparentemente têm um peso enorme no dia a dia. Que estratégias podemos adotar para não parar completamente de treinar?
1. Exercício em família
Aproveite que os filhos estão de férias e faça atividades em família, como caminhadas, corridas, passeios de bicicleta ou jogos de futebol. Até pode aliar várias coisas, como ir às compras de bicicleta.
2. Repartir o tempo de treino
Não tem obrigatoriamente de dispender de uma hora seguida de treino para ter resultados. Pode dividir o treino em vários períodos de curta duração. Por exemplo, pode fazer 30 min de corrida de manhã e um treino de resistências (pesos) de 30 min à tarde.
3. Treino calisténico
Quando estamos impedidos de sair de casa ou estamos longe do ginásio, podemos sempre realizar um treino resistido apenas com o peso do corpo. Como exemplo disso temos o Squat (agachamento), Lunge (afundo), Push-up (flexão de braços), Pull-ups (elevações) e Abdominais. Podemos juntar esta estratégia às duas anteriores, fazer um treino de 30 min (apenas com o peso corporal) juntando a família toda.
4. Alongar entre tarefas
Se passamos muito tempo na cozinha, de pé junto ao fogão, vai ser agradável alongar enquanto esperamos que o “acepipe” saia do forno ou que a água ferva. Realizar movimentos de grande amplitude ajuda a diminuir as tensões musculares e aumentar a sensação de bem estar. Cada alongamento demora entre 20 a 30 segundos, por essa razão pode ir alongando entre pequenas tarefas que faz, para não acumular tensão durante as longas horas entre tachos e panelas.
Aqui ficam alguns exemplos de alongamentos que pode realizar entre 20 a 30 segundos em cada posição:
Estas são só algumas estratégias que pode realizar para superar as festas sem perder muito o seu ritmo de treino e manter-se minimamente ativo.
Boas e Saudáveis Festas.
Paulo Quin - Regional Master Trainer Holmes Place
Comentários