Os conceitos da Ayurveda são baseados em filosofias indianas. A teoria de Tridosha é a base para o tratamento. O desequilíbrio de qualquer um destes Doshas (Vata, Pitta, Kapha) conduz à doença, sendo necessário restabelecer o equilíbrio para uma vida saudável.

Ayurveda, a ciência médica que é praticada na Índia desde há 5000 anos é, na verdade, uma bênção para a humanidade. Actualmente, em todo o mundo, o modo científico e autêntico dos tratamentos Ayurvédicos está a ser visto com o devido interesse. A aproximação correcta dos tratamentos Ayurvédicos não só ajudam a tratar a doença, mas também ajudam a prevenir alguns futuros problemas.

O tratamento de purificação é conhecido como Panchakarma. Terapias de Rasayana (purificação) são usadas para aumentar a imunidade e retardar o processo de envelhecimento.

Qual é a causa das doenças modernas?
Nesta era de informação tecnológica estamos todos bem "informados" sobre os diferentes tipos de doenças. Com os equipamentos sofisticados de que dispomos é fácil, hoje em dia, diagnosticar muitas das doenças existentes.

Mas quais são as reais causas de muitas das principais doenças?
Está claro que muitas delas são "subprodutos" do estilo de vida de hoje. Tempo muito ocupado, ritmo de vida stressante, atmosfera poluída, hábitos alimentares pouco saudáveis, e ausência dos correctos e necessários exercícios físicos, conduzem a doenças físicas e mentais.

Serão a obesidade e o excesso de peso um dos principais problemas de saúde?
Pesquisas e estudos mostram que a obesidade é um factor de risco independente, que contribui indirectamente para muitas doenças como a diabetes, a hipertensão, doenças de coração, cancro, depressão e artrites.

A perspectiva da Ayurvédica
Nos textos clássicos de Ayurveda (Charaka Samhita e Susrutha Samhita) são mencionadas 8 pessoas pouco graciosas. Uma de entre as oito pessoas, é a que é mesmo muito gorda. Acharya Susruta declara que entre uma pessoa muito obesa e uma pessoa muito magra, a obesa é a que está em piores condições, ela sofre de doenças mais graves e difíceis de tratar.

Causas do excesso de peso explicadas em textos Ayurvédicos:
- Ingestão de substâncias alimentares que aumentam o kapha.
- Comer excessivamente ou comer antes do final da digestão da refeição anterior.
- Ingestão de pratos pesados, doces, oleosos e fritos.
- Ausência de qualquer exercício físico.
- Dormir durante o dia.
- Hereditariedade.

Por causa da gordura, que é predominante numa pessoa obesa ou com excesso de peso, qualquer dieta que a pessoa faça, alimenta apenas o Medhas (gordura), mais do que outros Dhatus (princípios básicos), por estar amplamente distribuído por todas as parte do corpo.

Uma pessoa obesa sente fome pois Vayu está encurralado dentro do corpo por Dhatu Medho. Este bloqueia vários canais, que através de Vayu aumentam o fogo digestivo, fazendo com que a digestão seja mais rápida na pessoa obesa, levando-a a desejar comida em intervalos curtos.

Saiba mais na próxima página

Abordagem ayurvédica na gestão do peso
Várias medidas medicinais foram descritas na Ayurveda de forma a controlar e reduzir o excesso de peso. Charaka indica que uma pessoa obesa deveria comer alimentos que possam destruir ou provocar homeoestase de Vata e Kapha agravados e deveriam, essencialmente, reduzir a gordura.

Em segundo lugar, aconselha uma terapia de medicamento único que inclui Guduchi, Triphala, Musta, Mel etc. Acharya Susruta recomenda Shuddha guggulu, pó de Triphala, Loha Bhasma etc. Acharya Charaka aconselha teekshana seco e vasti para reduzir a gordura e também massagens secas e fortes (udwarthana).

"Udwarthanam kaphaharam medhasa previlayanam", os textos clássicos apresentam os benefícios da massagem seca e forte com choornams (pós medicinais), conhecida como o tratamento de Udwarthana. Este ajuda a reduzir a kapha que foi desequilibrado, e ajuda também na destruição dos nódulos celulíticos, assim como na eliminação da gordura, refirmando o corpo.

Passo-a-passo

1. Snehana Kriya (Óleos)
Snehana Kriya é a fase preparatória antes da Udwarthana. No processo de Snehana um óleo Thailam (óleo medicinal) é usado. O Médico Vaydia aconselha um óleo adequado depois de uma consulta detalhada e análise de prakrithi (análise do organismo do paciente). Este óleo Ayurvédico ajuda a equilibrar os doshas e também alivia os sintomas associados.

Snehana começa com a aplicação do óleo adequado em todo o corpo (Abyanga), a massagem tradicional Ayurvédica. Este processo ajuda a preparar o corpo para a Udwarthana. O óleo medicinal ajuda a aumentar a circulação sanguínea e equilibra o Vata.

A Abyanga começa com a aplicação de um óleo ayurvédico especial na cabeça, que é massajada para estimular o marmas (pontos vitais), uma massagem altamente relaxante. O processo total termina com a massagem de corpo inteiro. Demora entre 20 e 30 minutos.

2. Udwarthana (Massagem seca)
Após a Snehana Kriya é feito a Udwarthana. No teekshna (tratamento) os choornams Ayurvédicos são aquecidos e aplicados no corpo. É aplicado mais no estilo pratiloma (no sentido contrário ao da raiz do cabelo). Udwarthana ajuda a dissolver o "medas" que foi excessivamente acumulado, e trabalha para equilibrar o Kapha e Vata viciados. Ajuda a tonificar os músculos e reduz a flacidez, tornando a pele mais lisa.

3. Swedana Kriya (Fomentação)
Dependendo das condições de saúde, o médico Ayurvédico aconselha as kriyas de Swedana. Depois do Snehana e Udwarthana, o processo de fomentação ajuda a abrir os canais para que a potência do medicamento obtenha eficácia. Kriya de Swedana ajuda ainda a eliminar as toxinas acumuladas e aumenta a circulação sanguínea.

4. Shodhana Kriya (Purificação)
Normalmente é aconselhada uma evacuação terapêutica do intestino (kriya de Shodhana), pois elimina o doshas viciado e refresca o sistema por completo. Para melhores resultados é aconselhável um tratamento de 21 dias do "programa de tonificação corporal".

Texto: Shaik Abdul Latheef, formado em Medicina Ayurvédica
Agradecimentos: Ayur Centre, Instituto de Terapia e Recuperação

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.