Tem regularmente dificuldade em adormecer? Se a resposta é afirmativa, saiba que está longe de ser um caso isolado. São muitas as pessoas que chegam à cama e que, apesar do cansaço, por muitos carneiros que contem, não conseguem dormir. Existem, no entanto, vários comportamentos, muitos deles hábitos instituídos, que pode mudar para conseguir adormecer mais rapidamente e descansar mais, como é o caso destes sete.

1. Faça refeições leves à noite

Ir para a cama com o estômago muito cheio dificulta o processo. Antes de se deitar, evite também consumir álcool e cafeína, como recomendam muitos especialistas.

2. Crie um horário de sono

Deite-se à mesma hora todos os dias para que o seu organismo se mentalize que, a partir daquele período, é mesmo para descansar.

3. Afaste-se dos ecrãs

Deixe os equipamentos eletrónicos noutra divisão, pois quer a televisão e o telemóvel, quer os tablets e os computadores emitem uma luz azul que impede a libertação de melatonina, a hormona do sono, uma situação que pode alterar o ciclo circadiano, fazendo com que fiquemos acordados por mais tempo.

4. Distraia-se e pense noutras coisas

Não é possível adormecer quando queremos, mas alguns especialistas sugerem imaginar um cenário sereno ou visitar a memória da nossa casa de infância, garantindo que isso facilita o processo. Contar carneiros é outra das coisas que pode fazer.

5. Escreva com o cérebro

Fazer uma lista de tarefas mental, responder a e-mails e pagar as contas na cama é contraproducente. Para reduzir os níveis de ansiedade, opte por registar as suas preocupações e respetiva solução. No dia seguinte, terá oportunidade de resolver tudo.

6. Medite

É a melhor solução para combater o stresse e acalmar o corpo. Deite-se de costas, feche os olhos e acompanhe a sua respiração, do nariz até à barriga. É o que muitos especialistas aconselham.

7. Controle os estímulos

Caso ainda não tenha adormecido passados 15 minutos, passe para outra divisão da casa, acenda uma luz fraca e oiça uma música suave a um volume baixo, leia um livro ou veja a secção do jornal que lhe interessar menos. Resista à tentação de ir ver o telemóvel ou de ligar o tablet. Quando começar a ficar com sono, volte logo para a cama.

Texto: Filipa Basílio da Silva

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