A mente não tem limites, o corpo sim. Facilmente vamos até à lua numa fração de segundos através da nossa mente, já correr como o Eliud Kipchoge é uma tarefa bem mais desafiante.

Em média, estima-se que um adulto tem entre 15.000 a 20.000 pensamentos por dia, e em pessoas mais ansiosas e stressadas podem chegar até aos 70.000. Em suma, quase metade do seu dia resume-se ao que a sua mente produz.

Devido a este estado frenético a que o nosso cérebro é desafiado diariamente são poucas as oportunidades que temos para concentrar-nos numa única tarefa e relaxar. Quantas vezes está a trabalhar no computador, recebe uma mensagem e pufff lá se vai o raciocínio e a atenção?

A concentração no momento, o foco na tarefa e a consciência de cada movimento faz com que a meditação seja um aliado fundamental no exercício físico.

Embora a meditação esteja amplamente associada a um estado vegetativo em que o indivíduo permanece de olhos fechados, num ambiente zen a proferir sons desde o “Om” a mantras, deve saber que a meditação e o mindfulness são muito mais do que isso.

A meditação consiste numa prática milenar de origem oriental, com inserções filosóficas no yoga e no budismo e têm múltiplos significados de acordo com a técnica abordada. Já o mindfulness é um modo mental caracterizado pela atenção à experiência do momento presente, sem elaboração conceitual ou reatividade emocional.

Os benefícios que a meditação pode trazer para a sua vida

Atualmente existem inúmeros estudos científicos que associam o benefício da prática de meditação a melhores estados de atenção e consequentemente a um melhor desempenho na prática do exercício físico. Num estudo realizado em Harvard, onde analisaram o cérebro de dois grupos distintos de pessoas (um com o hábito de meditar e outro que não meditava), verificou-se que os participantes que já meditavam tinham uma quantidade maior de substância cinzenta em regiões sensoriais, o córtex auditivo e sensitivo. Ou seja indivíduos com mais massa cinzenta são mais atentos, mais focados e conseguem melhorar a sua performance física devido a estarem mais conectados com a tarefa.

A meditação pode ajudar em qualquer atividade desportiva que pratique: não só a nível do desempenho mas também dos benefícios na saúde mental, apelando a uma consciente tomada de decisão, uma redução dos níveis de ansiedade, auxilia na gestão de stress e provocando uma melhoria na concentração dos praticantes.

Com apenas 15 minutos diários de meditação pode verificar melhorias na performance desportiva e alcançar os seus objetivos mais rapidamente. Quem pratica meditação torna o seu mundo mais consciente, a sua mente mais calma e o corpo mais conectado com o presente.

 A minha experiência

Os benefícios que a meditação pode trazer para a sua vida

Lembro-me que quando me iniciei na meditação, em especial em aulas de Yoga, nada daquilo fazia sentido para mim. Dizer “Ommmmm” só me dava vontade de rir e questionar a cada segundo “O que é que eu estou para aqui a fazer?”. Contudo fui resiliente pois já tinha pesquisado sobre os benefícios e comecei a “entrar na onda” e a deixar de lutar contra a minha mente, assim como a experimentar qual o melhor tipo de meditação para mim.

É um desafio não pensar em nada e focarmo-nos no momento, mas é uma experiência verdadeiramente positiva quando começamos a ver e sentir as forças internas a que isso leva.

Hoje em dia quando tenho provas de corrida (tudo em contexto amador e apenas por diversão, ou melhor superação) reservo 10 minutos por dia para me imaginar a fazer o percurso, a desfrutar da natureza, a observar o que me rodeia. Mesmo quando o cansaço e a fadiga estão presentes reforço sempre com estímulos e pensamentos positivos como “eu sou forte; eu tenho energia; falta só mais um quilómetro; tu consegues”. É importante termos esta relação positiva com a nossa mente e com o exercício para obter melhores resultados.

 

Bons treinos e meditações!  

Ana Andrade - Personal Trainer Holmes Place Parque das Nações

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.