com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Tiramisu de morango e rosa 

A textura é quase uma nuvem que derrete na boca. O sabor é sublime. O aspeto é de babar…

Ingredientes

Calda de morango e rosa

Morangos 150 g
Açúcar 2 colheres de sopa
Sumo de limão umas gotas
Água de rosa alimentar (ou licor a gosto) umas gotas

Creme de mascarpone

Mascarpone 250 g
Chantifix (Vahiné) 1 saqueta
Natas para bater 200 ml
Açucar em pó 80 g
Pasta de baunilha ou essência 1 colher de chá

Decoração

Morangos 200 g

Preparação

Calda de morango e rosa

Preparar a calda de morango. Triturar 150g de morangos com o açúcar e  o sumo de limão, levar ao lume e deixar ferver 5 minutos. Por fim adicionar a água de rosa e misturar. Deixar arrefecer. (Thermimox-Bimby: Triturar tudo e programar 5min/100º/vel. 2. Juntar água de rosa e misturar).

Creme de mascarpone

Misturar o açúcar em pó com uma saqueta de chantifix. Bater as natas bem frias durante 1 minuto e juntar o açúcar em pó, continuando a bater até ficar firme. Juntar o mascarpone, a baunilha e bater novamente até ficar homogéneo. Retire e reserve no frigorífico. (Thermomix-Bimby: Coloque no copo bem limpo a borboleta, as natas bem frias e programe 2 min/vel 3,5.  Ao fim de 1 minuto, juntar o açúcar + chantifix  e continuar a bater até ficarem firmes. Juntar o mascarpone e a baunilha e bater mais uns  segundos).

Montagem

Cortar os morangos restantes aos bocadinhos, polvilhar com açúcar e reservar. Forrar uma forma de pão pequena com película aderente, deixando as extremidades grandes para poder desenformar. Colocar uma camada de creme (1/3) no fundo e alisar. Molhar os palitos na calda e espalhar por cima do creme, no sentido da largura, de forma a preencher todo os espaço. Espalhar uma camada de morangos, seguida de outra camada de creme (1/3). Por fim outra camada de palitos, outra de morangos e cobrir com o restante creme. Tapar com película aderente e levar ao frigorífico durante uma noite (essencial) ou ao congelador, até ficar sólido. Desenformar para um prato de serviço e retirar a película com cuidado. Polvilhar com pó de palitos e decorar com chantilly e morangos.

Dicas

A Patrícia, autora do blog Coco e Baunilha, aromatizou esta sobremesa com água de rosa alimentar, mas pode usar outro aroma ou licor que mais gostar; e usou os Biscuits Rose de Reims, que pode substituir por palitos La Reine ou fazer esta receita: http://www.cocoebaunilha.com/2012/08/biscuits-rose-de-reims-e-um-iogurte.html
Receita do parceiro

Em destaque