com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Tarte de abacaxi

Pode usar a fruta ou combinação de frutas que mais gostar. A receita é muito simples e resulta sempre bem

Ingredientes

Recheio

Abacaxi 1
Açúcar Amarelo 1 chávena

Base

Farinha 1 e 1/4 chávena
Sal 1/2 colher de chá
Açúcar 2 colheres de sopa
Manteiga fria cortada aos pedaços 150 g
Gema de Ovo 1
Água Gelada 3 colheres de sopa bem cheias

Preparação

Recheio

Descasque e descaroce o abacaxi.  Corte-o ao meio e depois parta-o em pedaços de 1,5 cm. Coloque a fruta juntamente com o açúcar, mexa para envolver e deixe macerar à temperatura ambiente por 1 hora, no mínimo, ou cubra e refrigere por 4 horas.

Entretanto, prepare a base.

Base 

Combine a farinha, sal e açúcar num processador e pulse uma ou duas vezes. Adicione a manteiga e processe até obter uma mistura uniforme, cerca de 10 segundos. Adicione a gema e processe novamente por mais alguns segundos.

Coloque a mistura numa tigela e adicione a água, mexa com as mãos até conseguir formar uma bola. Embrulhe em película aderente e congele por 10 minutos ou refrigere por, pelo menos, 30 minutos.

Salpique a bancada com farinha e estenda a massa com o rolo, adicionando farinha se achar necessário. Transfira a massa para a tarteira e pressione-a ligeiramente. Use uma faca para cortar o excesso. Refrigere por cerca de 1 hora antes de rechear.

Estenda a base da massa na tarteira, coloque papel de alumínio por cima com feijões (ou pesos próprios), e leve ao forno até que a base esteja assente mas não dourada. Deixe a base arrefecer.

Coe o abacaxi por 10 minutos, reservando o sumo. Coloque os pedaços de fruta na base e pressione gentilmente. Leve ao forno a 180ºC até que a base fique firme e a fruta tenha caramelizado e amolecido, cerca de uma hora e meia.

Enquanto a tarte assa, coloque o sumo numa caçarola, leve-o a lume médio e deixe ferver, mexendo ocasionalmente, até que fique reduzido a um xarope espesso, cerca de 15 minutos. Deixe arrefecer e sirva com a tarte.

Receita do parceiro

Em destaque