Cebola nova cortada em lâminas finas, incluindo a rama
1
Ervilhas
800 g
Caldo de galinha (ou água) quente
800 ml
Folhas de hortelã fresca
usar a gosto
Sal e pimenta preta moída na hora a gosto
usar q.b.
Preparação
Dobre cada um dos espargos individualmente até partirem. Descarte a parte inferior e corte grosseiramente o restante, reservando as pontas para guarnecer.
Numa panela, aqueça o azeite e junte o alho-francês e a cebola. Tempere com uma pitada de sal e salteie sobre lume médio até os legumes amolecerem, cerca de quatro minutos, mexendo ocasionalmente.
Junte os espargos cortados e 600 g de ervilhas. Adicione o caldo, ou água, quente e deixe levantar fervura. Reduza o lume e deixe cozinhar durante 15 minutos.
Junte as folhas de hortelã (guarde algumas para o fim) e reduza a puré com a varinha mágica. Junte as restantes ervilhas e as pontas dos espargos e cozinhe por mais oito minutos.
Sirva o seu creme de ervilhas e espargos de imediato, guarnecido com pimenta preta moída na hora e folhas de hortelã picadas.
Esta receita insere-se num plano de cozinha tendente ao Desperdício Zero. Este, embora seja uma meta: reduzir os resíduos e desperdícios ao mínimo, também é um caminho. Neste, há objetivos: não descartar partes dos alimentos que são ricas nutricionalmente, preferir alimentos a granel, reaproveitar. Sempre que não for possível usar cascas e talos, reaproveite-os em caldos de vegetais. Procure formas criativas para reaproveitar embalagens de cartão e vidro. Reduza a utilização dos aparelhos de cozinha ao indispensável. Bom proveito.