com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Creme de ervilhas e espargos e a magia das folhas de hortelã

A Paula Casimiro do blogue "My Common Table" partilha connosco esta tão representativa sopa de primavera.

Ingredientes

Espargos 300 g
Azeite extra virgem 2 colheres de sopa
Alho Francês 1
Cebola nova cortada em lâminas finas, incluindo a rama 1
Ervilhas 800 g
Caldo de galinha (ou água) quente 800 ml
Folhas de hortelã fresca usar a gosto
Sal e pimenta preta moída na hora a gosto usar q.b.

Preparação

Dobre cada um dos espargos individualmente até partirem. Descarte a parte inferior e corte grosseiramente o restante, reservando as pontas para guarnecer.

Numa panela, aqueça o azeite e junte o alho-francês e a cebola. Tempere com uma pitada de sal e salteie sobre lume médio até os legumes amolecerem, cerca de quatro minutos, mexendo ocasionalmente.

Junte os espargos cortados e 600 g de ervilhas. Adicione o caldo, ou água, quente e deixe levantar fervura. Reduza o lume e deixe cozinhar durante 15 minutos.

Sopa de primavera: creme de ervilhas e espargos

Junte as folhas de hortelã (guarde algumas para o fim) e reduza a puré com a varinha mágica. Junte as restantes ervilhas e as pontas dos espargos e cozinhe por mais oito minutos.

Sirva o seu creme de ervilhas e espargos de imediato, guarnecido com pimenta preta moída na hora e folhas de hortelã picadas.


Esta receita insere-se num plano de cozinha tendente ao Desperdício Zero. Este, embora seja uma meta: reduzir os resíduos e desperdícios ao mínimo, também é um caminho. Neste, há objetivos: não descartar partes dos alimentos que são ricas nutricionalmente, preferir alimentos a granel, reaproveitar. Sempre que não for possível usar cascas e talos, reaproveite-os em caldos de vegetais. Procure formas criativas para reaproveitar embalagens de cartão e vidro. Reduza a utilização dos aparelhos de cozinha ao indispensável. Bom proveito.  

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.