com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Salada de cevada e brócolos com frutos secos

Uma opção plena de sabor e vitaminas, proposta por Nuno Queiroz Ribeiro, chef e autor do livro "Prazer de comer, prazer de viver", publicado pela editora Matéria-Prima, que é perfeita para os dias de menor apetite.

Ingredientes

Cevada 150 gr
Brócolos 200 gr
Curgetes 150 gr
Ervilhas-tortas 100 gr
Damascos secos 50 gr
Passas de uva 30 gr
Sementes de abóbora 20 gr
Amêndoas laminadas 30 gr
Azeite 1 dl
Sumo de lima 1 grande

Preparação

1. Numa tigela, lave a cevada, trocando a água, uma ou duas vezes durante o processo, revirando os grãos com os dedos. Escorra, depois, a cevada e coloque-a numa panela, acrescentando de seguida 750 ml de água fria.

2. Deixe levantar fervura, baixe o lume e tape a panela. Cozinhe em lume brando durante cerca de 30 minutos ou até que a maior parte da água tenha sido absorvida e os grãos estejam tenros, mas ainda firmes. Escorra bem e reserve.

3. Ferva uma segunda panela de água. Acrescente os brócolos, as curgetes cortadas em cubos e as ervilhas-tortas e deixe voltar a ferver. Baixe o lume e cozinhe por três a quatro minutos ou até que os legumes estejam macios mas, ainda assim, crocantes.

4. Escorra bem os ingredientes sólidos e mergulhe-os em água fria ou numa taça com gelo para parar a cozedura. Misture-os, depois, todos cuidadosamente e junte os damascos.

5. Acrescente, seguidamente, a cevada e os legumes, assim que estiverem frios. Adicione, depois, as sementes de abóbora e as amêndoas um pouco antes de servir. Tempere com azeite e sumo de lima e sirva. Bom proveito!

Dicas

Substitua metade dos bróculos por couve-flor e use arandos vermelhos no lugar das passas de uva. Se preferir, no final, polvilhe antes com sementes de chia e com bagas de goji.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.