com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €29,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Salada de cavala

Pratos de peixe também se podem apresentar à mesa na versão salada. Esta, com a saborosa cavala, é-nos descrita por Teresa Cameira, autora do "Livro do Peixe".

Ingredientes

Filetes de cavala 8
Massa pevide ou couscous 150 g
Cebola roxa
 1/2
Tomate cereja 100 g
Limão 1
Legumes verdes em pedaços, dependendo da época do ano (brócolos, curgete, couve-galega) 250 g
Salsa picada 25 g (cerca de uma mão-cheia)
Azeite
 usar q.b.
Sal usar q.b.
Pimenta-preta usar q.b.

Preparação

Coza a massa de acordo com as instruções do fabricante. Depois de cozida, escorra bem, tempere com sal e pimenta preta, acrescente a raspa e sumo do limão, uma parte da salsa picada e envolva com cuidado. Reserve.

Corte os legumes que vai usar em pedaços; aqueça uma frigideira bem larga e, quando quente, coloque os legumes para os marcar. Quando marcados de ambos os lados, acrescente um fio de azeite e mexa bem. Reserve.

Na mesma frigideira, coloque o tomate inteiro e deixe que ganhe cor sem mexer muito; junte um fio de azeite, envolva bem e retire do lume.

Tempere os filetes de cavala com sal. Grelhe-os num fio de azeite cerca de dois a três minutos de cada lado (dependerá sempre do tamanho e altura dos filetes). Deixe arrefecer ligeiramente e lasque com cuidado sem desfazer em demasia o peixe.

Num prato largo e fundo, envolva com cuidado a massa, os legumes, o tomate, o peixe lascado e metade da salsa. Termine com a restante salsa e quartos de limão.

Esta receita é parte integrante do "Livro do Peixe" (edição Arena) de Teresa Cameira.

Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque