com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

Em destaque

Risotto do funcho assado

Nesta receita, todo o funcho é aproveitado - não só o bolbo, mas a rama e os talos também

Ingredientes

Funcho (com talos e rama) 2
Arroz arbório (arroz para risotto) 180 g
Cebola 1
Caldo de legumes 1/2 cubo
Vinho Branco 1 copo
Nata de soja 2 colheres de sopa
Azeite q.b.
Sal e Pimenta q.b.

Preparação

Cortar os talos e a rama dos bolbos de funcho. Cortar os bolbos em fatias finas, lavá-las bem e dispor num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. Levar ao forno a 250ºC durante 30 minutos.

Passados dez minutos, borrifar com água. A meio da cozedura, virar as fatias, de modo a cozerem uniformemente e volta a borrifar.

Entretanto, dissolver meio cubo de caldo de legumes em 1 litro de água quente. Reservar, mantendo quente.

Separar os talos da rama do funcho. Picar a rama (cerca de duas colheres de sopa; se tiver mais quantidade, congelar para outra utilização). Os talos são cortados em fatias finas. Picar a cebola.

Numa panela, aquecer o azeite e refogar em lume vivo a cebola e os talos do funcho. Quando a cebola estiver transparente, adicionar o arroz, mexendo sempre, até dourar. Acrescentar o vinho à panela. Deixar absorver, mexendo sempre.

Quando o vinho tiver sido absorvido, juntar uma concha de caldo de legumes. Ir juntando uma concha de caldo de legumes à medida que a anterior for sendo absorvida pelo arroz.

Quase no final da cozedura do arroz, juntar o funcho assado. Acrescentar uma última concha de caldo de legumes e mexer, temperando com sal e pimenta.

Quando a água tiver sido absorvida, retirar do lume, juntar a nata de soja e a rama de funcho, envolver bem e servir de imediato.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.