Em destaque

Risotto de cogumelos e tomilho

Esta é uma receita que envolve uma história pessoal muito saborosa. Acompanhe a preparação e no final leia como a autora se reconciliou com o risotto a 12 mil quilómetros de casa

Ingredientes

Cogumelos brancos, cortados em quartos 250 g
Caldo de legumes 6 chávenas
Azeite 2 + 2 colheres de sopa
Dentes de alho com casca, ligeiramente esmagados 2 unidade
Mistura de cogumelos crimini (marron) e shitake, fatiados (pode deixar os mais pequenos inteiros) 400 g
Cebola pequena, picada finamente 1 unidade
Hastes de tomilho fresco, as folhas separadas 2 unidade
Vinho Branco Seco 80 ml (1/3 chávena)
Arroz Carnaroli ou Arbório 320 g
Queijo parmesão, ralado 50 g
Manteiga 2 colheres de sopa
Sal e pimenta preta moída na hora adicionar a gosto

Preparação

Coloque os cogumelos brancos e o caldo de legumes numa panela e deixe ferver durante 15 minutos.

Aqueça 1/2 colher de sopa de azeite numa frigideira, sob lume forte. Junte os dentes de alho e uma pequena porção dos cogumelos crimini e shitake e salteie até dourarem. Se encher muito a frigideira, os cogumelos vão cozer e não vão ficar dourados. Repita até acabarem os cogumelos, adicionando um pouco mais de azeite quando necessário (normalmente, faço-o a cada duas partes de cogumelos).

Coloque duas colheres de sopa de azeite num tacho largo, junte a cebola picada, as hastes e as folhas de tomilho e deixem cozinhar, em lume médio, até a cebola estar translúcida (não deixe a cebola ganhar cor).

Junte o arroz e deixe cozinhar, em lume médio-baixo, durante um a dois minutos, mexendo sempre (vai reparar que o arroz começa a ficar com uma cor mais opaca). Adicione o vinho branco e cozinhe, mexendo, até o arroz o absorver.

Deite duas conchas do caldo através dum passador de rede (para coar). Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até o arroz absorver o caldo. Repita até que o arroz esteja cozido mas al dente, ou seja, o bago do arroz já está suave por fora mas ainda com uma pequena resistência no centro. Vai demorar cerca de 30 minutos, mas vá provando para confirmar.

Retire as hastes do tomilho e junte a manteiga e o queijo parmesão ralado. Mexa durante um minuto até engrossar um pouco e ficar cremoso.

Sirva de imediato, com os cogumelos salteados.

Acompanhe o relato na primeira pessoa da Paula Casimiro, autora desta receita. Conta-nos como a 12 mil quilómetros de casa se reconciliou com um bom risotto. Uma história na meridional Argentina, na cidade de El Calafate, rodeada de uma paisagem de tirar o fôlego.

Risotto de cogumelos e tomilho

Dicas

Devem mexer o risotto com frequência. Por isso, é muito importante terem todos os ingredientes preparados quando começarem a cozinhar o arroz. Aproveitem os outros ingredientes que entram na vossa receita para fazerem o caldo. Por exemplo, se forem fazer um risotto de camarão, usem as cascas e cabeças para dar sabor. Neste risotto, usei cogumelos brancos, mais baratos, para aromatizar o caldo.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.