Em destaque

Rebuçados tradicionais de Cabo Verde

Tradição e doçura numa só receita. Experimente!
Rebuçados tradicionais de Cabo Verde

Ingredientes

Açúcar 1/2 kg
Água 200 ml
Essência de menta (hortelã) q.b.
Raspa de limão q.b.
Manteiga q.b.

Preparação

Numa tigela dissolva o açúcar na água, mexendo com uma colher de pau até obter um xarope.

Com cuidado, verta o preparado num tacho, evitando que fiquem salpicos nas laterais (caso contrário, corre-se o risco de que o preparado cristalize), e leve ao fogo em lume brando.

Aguarde uns minutos até começarem a surgir bolhas que rebentam lentamente para começar a fazer o teste do ponto de rebuçado.

Se verificar o ponto de rebuçado, desligue o fogo e verta o preparado num tabuleiro anti-aderente previamente untado com manteiga/margarina e poisado sobre água fria.

Deixe esfriar um pouco e, assim que conseguir juntar o preparado numa bola, comece a puxá-lo lentamente de um lado para outro, ao mesmo tempo que vai acrescentando a essência de menta e a raspa de limão.

Quando o rebuçado começar a ficar esbranquiçado e a endurecer, estique-o em paralelos numa superfície e demarque talos com a ajuda de uma faca.



Ponto de rebuçado: verta uma pequena quantidade do preparado num copo com água, depois recolha-o e tente fazer uma bola. Se conseguir obter a bola, atire-a para um pires e se escutar um "barulho de vidro" significa que está no ponto.



Essência de hortelã: junte uma pitada de açúcar com umas folhas de hortelã e esmague até obter um líquido. Passe-o por um coador e reserve.

Dicas

No segundo dia, os rebuçados ficam mais crocantes.
Receita do parceiro
Nham Nham Sabores de Cabo Verde

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.