Pré-aquecer o forno a 200ºC. Preparar um tabuleiro de queques com forminhas de papel (das mais resistentes - o papel é mais espesso).
Numa taça colocar os flocos de aveia e cobrir com o leite para amolecerem. Quando os flocos já estiverem moles líquidos juntar o ovo, o açúcar e o azeite e bater.
Noutra tigela juntar os ingredientes secos: a farinha, o fermento, o sal e metade das pepitas de chocolate (ou meia tablete de chocolate partido em pedaços pequenos).
Juntar os conteúdos das duas taças e misturar com uma colher, sem bater.
Colocar a massa nas forminhas preparadas enchendo-as até 3/4 da sua capacidade. Cobrir com o restante chocolate picado.
Levar os queques ao forno cerca de 20 minutos ou até estarem bem coradinhos. Retirar do forno e desenformar com a ajuda de uma ponta de faca (não queimem os dedos!). Deixar arrefecer sobre uma grelha.