com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

Em destaque

Pescada cozida com puré de espargos e ervas

Esqueça a imagem de uma prato de peixe cozido sensaborão. Esta proposta dos autores do livro "Alimente-se sem deixar pegada" tem todos os ingredientes para nos deixarem com "água na boca".

Ingredientes

Pescada 880 g (4 postas)
Azeite virgem extra 20 ml
Alho
 9 g
Água 200 ml
Folhas de louro 3
Tomilho 2 ramas
Sal 1 g

Puré de espargos e ervas

Espargos 250 g
Óleo vegetal 15 ml
Cebola cortada em juliana 100 g
Espinafres frescos 25 g
Salsa picada 5 g
Estragão 2 g
Água fria 100 ml
Sal 1 g

Chips de couve

Couve crespa kale ou couve-toscana 200 g
Azeite
 100 ml
Pimenta fresca moída 1 g

Cebolas roxas glaceadas com vinagre balsâmico

Azeite virgem extra 20 ml
Cebolas 2
Água 230 ml
Vinagre balsâmico 115 ml
Tâmaras 30 g
Alecrim 1 rama
Sal 1 g

Preparação

Limpe os espargos eliminando a base fibrosa. Corte as cabeças dos espargos e reserve. Corte os caules em rodelas. Aqueça 25 ml de azeite numa frigideira.

Adicione a cebola até que esta fique translúcida. Acrescente os espargos e cozinhe até que estes fiquem tenros, mas ainda verdes. Junte os espinafres, a salsa, o estragão e mexa ligeiramente até que as folhas amoleçam. Transfira para o liquidificador, junte a água fria, o sal, o resto do azeite e bata até conseguir um puré cremoso.

Para os chips de couve, pré-aqueça o forno a 180 ºC. Separe as folhas do caule, com a mão, e parta em pedaços pequenos. Depois de bem lavadas, tempere as folhas com azeite e a pimenta moída. Envolva com as mãos as folhas da couve para temperar. Em seguida, coloque-as num tabuleiro e leve ao forno cinco a dez minutos ou até as folhas ficarem secas e estaladiças.

Para glacear as cebolas roxas, coloque o azeite num tacho de tamanho médio.

Adicione a cebola e cozinhe em lume brando até que esta fique translúcida, cerca de sete minutos. Adicione a água, o vinagre balsâmico, as tâmaras, o alecrim e tempere com sal. Cubra parcialmente e deixe cozinhar em lume baixo, cerca de 30 minutos, até os sabores ficarem incorporados e a cebola completamente cozinhada.

Retire a tampa e deixe ferver até que os sucos estejam com a consistência de um xarope, cerca de mais 15 minutos. Retire o alecrim e reserve.

Tempere as postas de pescada com sal. Num tacho, aqueça o azeite e adicione o alho, o tomilho e o louro. Quando o azeite estiver aromatizado coloque a pescada e cubra com água fria até meio das postas. Deixe levantar fervura. Tape o tacho e deixe estufar durante cinco minutos. Vire a pescada e deixe estufar mais cinco minutos.

Retire as postas de pescada, estão prontas a servir.

Esta receita é parte integrante do livro "Alimente-se sem deixar pegada".

Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.